Académica goleia Rosariense e está na final do Campeonato Nacional de Futebol, 15 anos depois

02 de julho de 2022

A+ A-

Passados quinze anos, a Académica do Mindelo está de regresso à final do Campeonato Nacional de Futebol. Depois do empate 2-2 na primeira mão, a equipa de São vicente foi a Santo Antão golear Rosariense por 4-0.

Tchukin, que esteve em destaque, pôs os são-vicentinos em vantagem a meio da primeira parte, resultado ao intervalo.

Logo no início do segundo tempo, o Rosariense ficou a jogar com mais um elemento. por expulsão de Darin. Mas, o conjunto de Santo Antão Norte não soube tirar partido da superioridade numérica. Pelo contrário.

A jogar com 10 unidades, a Académica não se deixou abalar e conseguiu ser ainda mais forte, fez mais 3 golos. Numa fase em que os alvinegros da Ribeira Grande procuravam empurrar o adversário à procura do empate, Tkukin num grande momento de inspiração, fez o 2-0.  O golo é candidato ao melhor deste campeonato. Numa saída rápida, o avançado levantou a cabeça, viu Lampada adiantado e fez-lhe um chapéu de cerca de 30 metros. Que momento!

A partir daí, o Rosariense jamais se encontrou.

Os restantes golos estavam reservados para jogadores que saíram do banco. Valdir fez o 3-0, dando seguimento a uma boa jogada coletiva desenvolvida pelo flanco direito.

Já mesmo na ponta final, Gogol, que também saiu do banco, fixou o resultado final, num remate que contou com a colaboração do guardião do Rosariense.

A Académica somou o 19º golo neste campeonato, reforçou a condição de melhor ataque, e marca em todos os jogos.

Tchukin ultrapassou Nuno e agora lidera de forma isolada a lista dos melhores marcadores, com seis golos.

Quanto ao Rosariense, depois de uma campanha imaculada o conjunto comandado por Marcos Fortes despede-se da competição com um fardo de uma goleada sofrida diante do seu público. Aliás, o estádio João Serra esteve lotado, terá sido a maior enchente de sempre registado naquela infraestrutura.

A Académica fica a conhecer o adversário este domingo e vai sair do duelo entre Palmeira e Botafogo, marcado para às 15h30, no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal. A final está marcada para o dia 09 de julho, no estádio Arsénio Ramos, na Boa Vista.

Benvindo Neves / RCV

Artigos Relacionados