ABC é campeão de andebol feminino e mantém a hegemonia em Santiago Sul

15 Junho de 2024

A+ A-

A equipa do ABC venceu o Girassol por 33 x 31, neste sábado (14), no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte. Com esta vitória no decisivo quinto e último jogo da série final do playoff (melhor de cinco), a equipa sagra-se campeã regional de andebol de Santiago Sul em seniores femininos pela 11ª vez consecutiva. Destaque para Maria Correia, "Tchumas", que marcou 15 golos, quase metade dos golos da sua equipa.

O ABC, atual campeão regional e nacional, deu uma reviravolta na série. Perdia por 2 a 1, mas venceu as duas últimas partidas.

Com a série empatada a dois jogos, o Girassol iniciou o jogo marcando o primeiro golo. O ABC empatou a 1 golo. Girassol voltou a marcar, e o ABC empatou a dois golos. Ao minuto 5, o marcador assinalava 3 a 2 para o ABC. A partir daí, os abecedários dominaram a partida; ao minuto 15 da primeira parte, dobraram a vantagem sobre o adversário, vencendo por 8 a 4.

A equipa do ABC, liderada por Tchumas, chegou ao intervalo vencendo por 18 a 10.

A 10 minutos do final da partida, o ABC vencia por uma diferença de 9 golos, 31 x 22. Contudo, a equipa do Girassol não deu a partida como perdida e, ao minuto 27, reduziu a diferença de golos para 32 x 29, a 3 minutos do término.

O ABC, com jogadoras experientes, geriu os 3 minutos restantes. Resultado final: ABC 33 x Girassol 31. Nos abecedários, ainda se destacaram Suzana Barros e Cláudia Fortes com 5 golos cada, além da excelente prestação das guarda-redes Joelma e Ineida. Aliás, a equipa do ABC, neste jogo, destacou-se pelo valor coletivo e dominou a partida.

O Girassol, equipa do bairro da Várzea da Companhia, criada há 7 anos como escola de formação, compete na sua 3ª época no escalão seniores. Comandada pelo treinador Manine, na sua estreia nos seniores, classificou-se na quarta posição. No ano passado, chegou à final. Nesta época desportiva, a equipa, composta por cerca de 70% de jogadoras que estão na equipa desde a formação, reforçou-se com algumas jogadoras experientes, como a internacional cabo-verdiana Rosangela Andrade e também com a angolana Rovania Cabitango.

As duas equipas, ABC (na qualidade de campeão nacional) e Girassol, estão qualificadas para o Campeonato Nacional, marcado para 10 a 18 de julho, na cidade da Praia.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar