A partir de hoje o gasóleo passa a ser vendido a 181 escudos e 30 centavos

01 de julho de 2022

A+ A-

Governo anuncia a retoma do mecanismo normal de fixação de preços dos combustíveis mas anuncia novas medidas de mitigação. A partir de hoje o gasóleo normal e os combustíveis para eletricidade estão mais caros enquanto que a gasolina e o gás butano estão mais baratos. O gasóleo normal e os combustíveis para eletricidade subiram consideravelmente, as o Governo decidiu adotar algumas medidas para amortizar os preços. Por exemplo decidiu retirar temporariamente a taxa de manutenção rodoviária para quem compra o gasóleo normal, assumir 7 escudos do aumento fixado pela Agência Reguladora referente aos combustíveis para eletricidade.

Segundo a tabela divulgada pela agência reguladora o gasóleo passa a ser vendido a 181 escudos e 30 centavos . Um aumento de cerca de 26 escudos. A gasolina agora custa 189 escudos tendo diminuído 1 escudo, o petróleo custa 202,70 o litro, o gasóleo para eletricidade é vendido a 180,30, o gasóleo para marinha a 152,40 centavos, o fuel 380 custa 134,80 centavos e o fuel 180 a 141 escudos. Quanto ao gas butano a garrafa de 3 kg é vendida a 478 escudos, a de 6kg passa a custar 1007 escudos a de 12,5 é vendida a 2098 escudos e a de 55 kg custa
agora 9,232 escudos. 

No que tange aos combustíveis que aumentaram o Ministro da Industria Comércio e Energia Alexandre Monteiro realça que sem as medidas que o Governo adotou a subida podia ser maior, nomeadamente para o gasóleo.

O preço do gasóleo normal aumentou e o da gasolina diminuiu porque o gasóleo é mais procurado por causa da guerra, referiu o governante.

Para amortizar o preço do gasóleo normal o Governo decidiu retirar durante o mês de julho os 7 escudos da taxa de manutenção rodoviária. Para quem compra gasóleo normal. No que tange aos combustíveis para eletricidade, o Governo diz ter assumido 7 escudos por cada kw do aumento fixado pela ARME e as famílias pagarão menos 4 escudos e 75 centavos por casa kw. Por outro lado as famílias beneficiarias da tarifa social não terão esse aumento. Medidas que representam um esforço financeiro adicional para o Governo afirma.

O governante insta os cabo-verdianos a pouparem combustíveis.
 

Artigos Relacionados