100% das amostras positivas do SARS-CoV-2 no mês de maio, pertencem à variante Ómicron

24 de junho de 2022

A+ A-

Os resultados da sequenciação genómica das amostras positivas do SARS-CoV-2, referentes ao mês de maio, mostram que 100% pertencem à variante Ómicron, incluindo várias sub-linhagens, nomeadamente a sub-linhagem BA-5 que é a que mais circula na Europa (sobretudo Portugal). A informação é avançada pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública,  Maria da Luz Lima destaca o facto de a sequenciação genómica das amostras positivas serem processadas nos laboratórios de biologia molecular do INSP, na cidade Praia, desde o mês de abril.

Apesar de a maioria das amostras sequenciadas serem da sublinhagem BA-2, identificada no país em abril deste ano, as autoridades sanitárias têm registado um aumento da sublinhagem BA-5, da Omicrón, identificada, pela primeira vez em Cabo Verde em maio. 

Descobertas que segundo a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública justificam o aumento dos casos da Covid-19 que Cabo Verde tem vindo a registar.

A sub-linhagem BA-5 comporta mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e ou na capacidade de evadir à resposta imunitária e é mais transmissível do que a BA-2, daí o conselho da presidente do INSP para que as pessoas apostem na prevenção.

É a primeira vez que a sub-linhagem BA5 é detetada no país, estando a circular, principalmente, nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago, conforme os resultados da sequenciação genómica das amostras positivas do Sars-Cov-2 do mês de maio… 
Cabo Verde regista 225 novos casos positivos da Covid-19, de 661 amostras analisadas nos laboratórios do país, com uma taxa de positividade de 34,0%. 

Dos 225 infetados, 123 foram detetados na Praia, São Vicente 26, 14 em São Filipe, 13 em Santa Catarina do Fogo, Ribeira Brava São Nicolau regista mais 11 casos positivos, 9 na Brava, Paul 6, Santa Catarina de Santiago 5, Santa Cruz, Maio, Tarrafal de São Nicolau, São Domingos registam 3 casos positivos da Covid-19, cada, São Miguel 2, São Lourenço dos Órgãos, Mosteiros, Sal com um novo caso positivo, cada. 

Destaque também para 221 casos recuperados da Covid-19. Como já dissemos, no município da Praia foram detectados 123 novos casos, de 300 amostras analisadas, com a taxa de positividade a chegar aos 34,0%. A Praia tem um acumulado de 573 casos activos da Covid-19 e é seguida de São Vicente com 86 e os restantes casos activos dispersos por todos os outros concelhos do país, com a excepção do Paúl que não contabiliza nenhum caso, neste momento. Nesta altura, o país regista um total de 1.079 casos activos da Covid-19.

Artigos Relacionados