Comunicadores - Margarida Fontes

  • Margarida Fontes
  • Margarida Fontes
  • Margarida Fontes

Margarida Filipa de Andrade António Fontes é natural de São Filipe, Ilha do Fogo. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, no Brasil. É Mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Exerceu funções de Chefe de Departamento de Produção e Programas e ocupou, por duas vezes, o cargo de Diretora da Televisão de Cabo Verde.
Atualmente é jornalista do Departamento de Informação da TCV. Durante seis anos coordenou e apresentou programas de debate, primeiro "Conversa em Dia" depois "Em Debate".
É autora da série documental cultural "Monumentos e Sítios" e produziu "Claridade Incandescente", sobre a modernidade literária de Cabo Verde. Criou vários outros documentários sobre músicos e escritores cabo-verdianos, como Norberto Tavares, Arménio Vieira, Mário Fonseca e outros.
As séries "Cabo Verde Ambiente" e "Grandes Temas Cabo-verdianos" são, também, da autoria da jornalista.
Participou com poemas inéditos na antologia poética "Destino de Bai", organizada por Francisco Fontes, e outras publicações.
Participou no programa International Visitor Leadership em "Jornalismo Investigativo" nos Estados Unidos da América.
A jornalista é autora do livro de poemas "De Lírios" (Almedina, 2014).

Distinções
Em 2011 foi condecorada com Medalha de Mérito pelo Presidente da República.
Recebeu o Troféu “Melhor do Ano, em 2016, na categoria Televisão”, na Gala Somos Cabo Verde, tendo sido sempre nomeada em todas as edições anteriores.

Publicidade

Pesquisar