Missão e Valores

A Rádio de Cabo Verde (RCV) é a rádio pública pertencente à empresa concessionária do serviço público de rádio e televisão de Cabo Verde – RTC, SA. Com base nos Estatutos da RTC e no Contrato de Concessão do Serviço Público assinado entre o Estado de Cabo Verde e a RTC, a RCV orienta-se pelos seguintes valores, propósitos, visão e missão:

MISSÃO DA RCV
A missão da RCV é Criar Valores Públicos através de uma programação diversificada e de qualidade que informa, forma e entretém os cabo-verdianos e os possibilita contribuir para a construção de um Cabo Verde cada vez mais democrático, coeso, desenvolvido e de conhecimento.

VISÃO DA RCV
Nossa visão é ser o melhor órgão de comunicação social do país e exemplo de rádio de serviço público na África e no mundo.

VALORES DA RCV
Universalidade – nossas emissões são para todos e devem estar livremente disponíveis para todos.
Interesse Público – servimos o interesse público e não interesses político-partidários, económicos, religiosos ou particulares.
Confiança - perseguimos a confiança do público agindo de forma independente, imparcial, e tratando os colaboradores e utentes de forma honesta, justa e equitativa.
Responsabilidade – a RCV pertence aos cabo-verdianos, como tal nossa gestão guia pelos princípios de abertura à participação do público, de transparência e prestação de contas.
Qualidade – a qualidade é o que nos distingue.
Diversidade – a RCV reflete a diversidade da sociedade cabo-verdiana com programas para crianças, jovens, adultos e idosos; promove e defende a diversidade cultural das nossas ilhas; e vai ao encontro das minorias que vivem no país, para que todos possam contribuir para uma nação cabo-verdiana coesa, de paz e democracia.
Eficiência e Eficácia – ao mesmo tempo em que perseguidos uma programação diversificada e de qualidade, empenhamos numa gestão sustentável que gere bem os recursos públicos postos a nossa disposição de forma eficiente e eficaz.
Criatividade – é a força que nos move para criarmos programas que inspiram os cabo-verdianos a também serem criativos, a mostrarem seus talentos e a se envolverem cada vez mais com a nossa programação em qualquer plataforma.

PROPÓSITOS DA RCV – VALORES A ACRESCENTAR
A RCV através dos seus programas de informação, formação e entretenimento, tem por propósitos acrescentar os seguintes valores à sociedade:
Valor Democrático
A RCV - através de notícias, análises, entrevistas e debates imparciais, credíveis e responsáveis - contribui para a consolidação do Estado de Direito Democrático, promovendo e defendo os princípios constitucionais, denunciando a má gestão pública, respeitando e defendendo os direitos e liberdades de uns e outros. A RCV permite aos cidadãos estarem bem informados sobre a atualidade nacional e internacional, sobre as decisões que se tomem em seus nomes; permite-os compreender as várias posições sobre estas decisões, mas também os motiva e os permite participar de forma ativa e apropriada na tomada destas decisões ou simplesmente emitir suas opiniões sobre estes assuntos.

Valor Cultural
A RCV promove programas que celebram e promovem a nossa cultura em todas as suas vertentes; promove nossos artistas e agentes culturais e projeta novos talentos, através de programas de qualidade que entretêm o público e ao mesmo tempo valorizam nossa herança cultural.

Valor Educacional
A RCV ajuda a construir uma sociedade forte em conhecimentos e habilidades, contribuindo para uma progressiva sensibilização do público para as questões ambientais, a criação artística e para o aprofundamento dos conhecimentos e do sentido crítico.

Valor Social
A RCV, com a sua programação, promove a assimilação dos princípios, valores e direitos fundamentais vigentes na ordem internacional e nacional, reforçando as condições para o exercício informado da cidadania e para o desenvolvimento de laços de solidariedade social. Com a nossa grelha de programação, incentivamos a comportamentos e atitudes cívicos, ao respeito pelas diferenças e pelos direitos e liberdades de uns e outros; a valorização da cultura da paz, da não-violência e da boa vizinhança; do espírito de solidariedade e de “djunta-mon”; ao respeito e preservação dos mobiliários e infra-estruturas públicas.

Valor Económico
A RCV contribui para a aspiração nacional de um maior crescimento económico, através dos seus programas que incentivam o empreendedorismo, que mostram ideias inovadoras e exemplos de empreendedorismo; mas também que permitem o público estar informado sobre as flutuações da bolsa de valores e sobre o mercado financeiro; e compreender e opinar sobre as medidas económicas tomadas pelo Governo.

Valor Global
Com a nossa programação e emissão através da internet exibimos nossa cultura no exterior, assim como ligamos as ilhas e a diáspora e envolvemos todas as comunidades, ajudando construir o sentimento de uma nação global, una e solidária.

Publicidade