Notícias

Hoje é dia de cinzas e o peixe será o prato principal já que é interdito o consumo de carne por motivos religiosos


13 Fev 2018 Cultura


Em Cabo Verde, em particular na ilha de Santiago, após toda a folia do Carnaval, celebra-se a Festa das Cinzas, um dia marcado no calendário dos católicos como o início da Quaresma.


Conforme a tradição, os católicos devem iniciar o dia com um período de jejum. Mas, por aqui o dia é marcado por um almoço farto, no qual não pode faltar mandioca, batata, repolho, cenoura, peixe seco, coco, cuscuz, mel, entre outros.

Fomos até ao mercado Municipal da Praia, no Plateau, que se encontra totalmente abastecido com todos os produtos vindos de várias parte do interior da ilha, contrariamente àquilo que se previa por esta altura do ano, tendo em conta a seca que assola o país.

As vendedeiras reconhecem que mesmo que estejam a passar por momentos difíceis devido à seca que tem afetado todo o país, por esta altura o mercado se encontra farto e o preço dos produtos não sofreu grandes alterações.

Nesta festa, em que todos os que chegam são bem-vindos, o único elemento proibido é a carne. Mas, sem margem para dúvidas, é um dia marcado por muita abundância, convívio e alegria.


MCSA - RCV

Comentários

Publicidade