Notícias

Primeiro-ministro reúne-se hoje com os líderes do PAICV e da UCID


15 Set 2017 Política


Às 16 horas, Ulisses Correia e Silva recebe o líder da UCID, António Monteiro, e uma hora mais tarde encontra-se com a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada.


A agenda principal desses encontros será o estatuto das Forças Armadas norte-americanas em território cabo-verdiano, por ocasião de exercícios militares conjuntos previstos para o próximo ano.

O acordo militar entre os dois países vai ser assinado na próxima semana, em Washington, no âmbito da visita que o Primeiro-ministro efetua a partir de segunda-feira aos EUA.

Cabo Verde quer contar com o apoio norte-americano para inibir qualquer tipo de tráfico na região da África Ocidental, particularmente na sua Zona Económica Exclusiva, disse recentemente à RCV o ministro da Defesa Nacional, Luís Filipe Tavares.

Enquanto isso, a embaixada dos EUA em Cabo Verde acaba de informar num comunicado a abertura de um escritório de Cooperação Militar na Cidade da Praia.

O primeiro diretor deste escritório é o Major Paul Kane, da Marinha norte-americana. Segundo o embaixador dos EUA, Donald Heflin, a abertura deste novo escritório mostra o firme compromisso de Washington a fim de garantir a paz e a estabilidade nesta região.

O diretor do Gabinete de Cooperação Militar da Embaixada dos EUA vai trabalhar diretamente com o AFRICOM.


MCSA - RCV

Comentários

Publicidade