Notícias

Ministro dos Negócios Estrangeiros convida Rei de Marrocos a visitar Cabo Verde no próximo ano


Luís Filipe Tavares - Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa
12 Set 2017 Política


O convite foi feito em nome do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca e foi amplamente divulgado pela imprensa local.


“Esperamos que no próximo ano teremos a honra de receber a visita de sua majestade o Rei Mohammed VI. Cabo Verde tem grande respeito pelo Rei de Marrocos e vamos trabalhar afincadamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino para que a visita se realize em 2018. Também esperamos que o Presidente Jorge Carlos Fonseca venha a efetuar uma visita oficial a Marrocos em 2019”.

Luís Filipe Tavares acredita que a entrada de Marrocos na CEDEAO será formalizada a 16 de Dezembro na próxima Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental que acontecerá em Lomé, no Togo. Também anunciou que Cabo Verde apoia a entrada de Marrocos na CPLP como membro associado.

“Cabo Verde vai assumir no próximo ano a presidência da CPLP, há uma candidatura marroquina que foi apresentada desde 2010 vamos trabalhar para que o vosso país seja admitido como membro associado da CPLP, é muito importante, é do interesse de Marrocos e do nosso país, vamos apoiar esta candidatura assim como estamos a apoiar a entrada de Marrocos da CEDEAO. Estamos a trabalhar conjuntamente para que Cabo Verde assuma a presidência da Comissão da CEDEAO a partir de Fevereiro de 2018”.

A Secretária de Estado marroquina dos Negócios Estrangeiros, Mounia Boucetta, falou em nome do chefe da diplomacia do seu país que se encontra de visita a Cazaquistão, pondo tónica na cooperação bilateral”.

“Analisamos as formas de reforçar as relações bilaterais. Identificamos algumas áreas como a do turismo, da agricultura, o sector da educação, o desporto, a cooperação judiciária e acordarmos trabalhar conjuntamente para que estes sectores também abranjam o domínio económico. Vamos aproximar os agentes económicos dos dois países, identificar os domínios de cooperação e investimentos e, evidentemente, tudo isso no quadro da vontade mútua de desenvolvimento do nosso continente”.

Além de reuniões no Palácio Real de Rabat, o ministro Luís Filipe Tavares encontrou-se ontem com os estudantes cabo-verdianos em Marrocos.

Hoje, terá reuniões com os responsáveis da Agência Marroquina de Cooperação Internacional e da Agência marroquina de Investimentos e Promoção de Exportações. Na próxima semana, terá um encontro em Nova Iorque, com o meu homólogo marroquino.


MCSA - RCV

Comentários

Publicidade