Notícias

Eleitores de Brockton vão a votos e o cabo-verdiano Moisés Rodrigues concorre a um segundo mandato


Moisés Rodrigues - Vereador Cidade de Brockton
31 Ago 2017 Política


Os eleitores de Brockton, a cidade com maior número de cabo-verdianos nos Estados Unidos, vão a votos escolher o Presidente, ou seja o Mayor, e os vereadores, que integram o conselho da cidade.


Moisés Rodrigues, o único cabo-verdiano eleito na cidade, concorre a um segundo mandato, enquanto Tina Cardoso tenta um lugar no conselho. Jimmy Pereira prepara candidatura à presidência da cidade. A eleição acontece em Novembro.

Tina Cardoso, natural de São Vicente e residente nos Estados Unidos desde os quatro anos de idade, é a primeira mulher cabo-verdiana a concorrer a um cargo elegível.

Promotora da conhecida organização não governamental Criolas Unidas, Tina aposta em unir os decisores políticos e em programas de educação.

As primárias para o cargo de vereadora ou conselheira da cidade acontecem em Setembro e, embora acredite na vitória, Tina Cardoso diz aceitar o desafio de, pelo menos, levar os cabo-verdianos a se interessarem pela política e abrir caminho a outros.
 
Tina afirma temer que os vereadores de Brockton venham a ser apenas americanos e brancos, fatores que ainda fazem diferença no momento de decisões.

É também com este sentir que Moisés Rodrigues concorre a um segundo mandato que, de acordo com fontes locais, está praticamente garantido.

Em termos de balanço do primeiro mandato de dois anos, o também Presidente da Associação Cabo-verdiana de Brockton aponta a redução de crimes e a melhoria da educação que, para Moisés Rodrigues, foi uma das suas apostas.

Para os próximos dois anos, Moisés Rodrigues pretende retomar e fazer aprovar uma lei que proteja os imigrantes indocumentos das investidas da polícia federal de migração à semelhança do que acontece nas chamadas cidades-santuário.

Apesar da presença considerável de cabo-verdianos em várias cidades americanas, muitos líderes comunitários criticam a falta de participação. Tina Cardoso diz, por exemplo, que muitos não sabem quel é o papel dos vereadores.

Refira-se que Jimmy Pereira, também cabo-verdiano, anunciou que vai concorrer à presidência da câmara municipal de Brockton e deve revelar em breve a sua plataforma eleitoral. As eleições realizam-se em Novembro.


MCSA - RCV

Comentários

Publicidade