Líderes dos Partidos

João Além - PSD

Perfil:
João Silvestre Além, mais conhecido por João Além, nasceu a 27 de Março de 1936 na Cidade do Mindelo, São Vicente.

Cresceu numa família pobre e humilde, juntamente com nove irmãos, onde a luta para a sobrevivência era constante.

“A luta dos meus pais era constante para nos ajudar a sobreviver, porque o salário do meu pai (Silvestre Nicolau Além) não era suficiente para sustentar toda a família e a minha mãe (Ana Maria Neves) era doméstica”, diz João Além, presidente do Partido Social e Democrata (PSD), candidato às legislativas de 06 de Fevereiro.

Fez os estudos secundários no liceu Gil Eanes em 1957, onde concluiu o antigo 7º ano. Posteriormente partiu para Portugal onde, em 1980, se formou em Administração e Contabilidade no Instituto de Administração e Contabilidade, em Lisboa.

Ainda em São Vicente, antes de entrar para o liceu, devido à situação económica precária da família, João Além teve de trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Frequentava a 4ª classe quando começou a dar explicações a alunos que frequentavam as classes inferiores.

Entretanto, depois de ter entrado para o liceu passou a leccionar também para os alunos da 4ª classe.

João Além diz ter ensinado por todos os lados. “Depois que passei à função pública continuei a ensinar, fui professor no Liceu Adriano Moreira, actual Liceu Domingos Ramos, também leccionei no seminário de São José, na Cidade da Praia”.

Na altura da independência, João Além deixou Cabo Verde e seguiu para Lisboa. Segundo disse, essa emigração não foi exclusivamente para estudar mas também, para “fugir da perseguição política” que sofria naquela altura por parte do partido no poder, o PAIGC.

João Além agiu na clandestinidade durante muito tempo e juntamente com outros amigos fundaram a UCID em 1978, onde lutou até a entrada desse partido em Cabo Verde.

Depois do I congresso, Além diz ter então deixado a UCID por razões pessoais e na sequência disso fundou o PSD, em 1992 e legalizado em 1995.

Questionado sobre a aspiração do seu partido, Além expressa que “a ambição do PSD é continuar a trabalhar para vencer as eleições legislativas em Cabo Verde e defender as classes mais desfavorecidas e fracas”.

Desde de 1995 o PSD tem tomado parte de todas as eleições legislativas com o objectivo de “mudar Cabo Verde e dignificar o homem”.

Segundo João Além, o objectivo deste partido é “lutar para vencer porque, senão vencermos, não poderemos mudar Cabo Verde, e como estamos numa nova era, a era da esperança e da fraternidade, em que os governos têm de ser espiritualizados é natural que eu venha a formar o governo agora ou depois com o intuito de espiritualizar Cabo Verde”.

Em 1958, foi funcionário das Alfândegas, ocupando o cargo de técnico superior até 1975. Também ocupou o cargo de sub delegado do procurador da República, em Santo Antão.

“Sou racionalista cristão e espiritualista desde infância e venho praticando e estudando a doutrina de Cristo desde sempre e hoje presido secções de Racionalismo Cristão”, afirma João Além, acrescentando que não é religioso e não frequenta nenhuma Igreja.

Durante a sua infância Além diz ter sido um miúdo “muito irrequieto” e que deu muito trabalho à sua mãe porque não parava em casa. Adorava ir para a rua a jogar à bola. “Sou adepto do Mindelense, em São Vicente e, em Portugal, do Benfica e não perco um só jogo dessas equipas”.

Considera-se um homem persistente e “muito fácil de enganar” porque acredita facilmente na sinceridade das pessoas “e muitas vezes aquilo que elas apresentam não é a verdadeira face”, sublinha.

“É um homem honesto, amigo de todos, humilde, generoso e muito brincalhão”. São com essas palavras que Luísa Andrade e Bruno Fonseca, amigos seus de longa data, descrevem a personalidade de João Além.

Para os amigos e conhecidos João Além é um “exemplo de Homem”.

Nas eleições de 06 de Fevereiro, o seu partido, o PSD, concorre apenas a três círculos eleitorais, nomeadamente, Santiago Sul, onde é cabeça-de-lista, Santiago Norte, onde Mário Moniz é o número 1 da lista, e São Vicente, que tem como cabeça-de-lista, José António Ramos.

João Além não perde a esperança e garante que vai “continuar a trabalhar nestas, e nas próximas eleições, com o intuito de vencer um dia as eleições legislativas ”.


AM
Inforpress





Perfil - João Além (RCV)









Publicidade

Vídeos mais vistos da semana

Encontre-nos no Facebook

Instagram RTC

<