Líderes dos Partidos

José Augusto Fernandes - PTS

Perfil:
56 anos e natural da ilha de Santiago, é presidente do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) desde Outubro de 2015 na sequência do último congresso do partido, realizado na Cidade da Praia.

Está na vida política activa desde 2008 altura em que concorreu para as eleições autárquicas no município de Ribeira Grande de Santiago, enquanto candidato independente, contando com o apoio político da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID).

Tendo saído derrotado das autárquicas de 2008, José Augusto Fernandes, também conhecido por Cabral, conforme revelou, devido à sua semelhança com Amílcar Cabral, militou na UCID.

Pouco tempo depois entrou em rota de colisão com o actual presidente da UCID e deixou as fileiras dos democratas cristãos cabo-verdianos para integrar o grupo de militantes do PTS, cuja direcção estava, na altura, sediada na cidade do Mindelo na ilha de São Vicente.

Em 2011 fez parte da lista do Partido do Trabalho e Solidariedade para a região de Santiago Norte e, em 2012, foi candidato desse partido à presidência da Câmara Municipal da Praia, tendo uma vez mais saído derrotado.

Como líder do partido é natural candidato ao cargo de Primeiro-ministro, nas eleições legislativas de 20 Março. Apesar disso, a maior ambição de José Augusto Fernandes é de ser eleito para o Parlamento do arquipélago. Sabe que lhe está vedado, legalmente, a possibilidade de formar governo.

Nestas eleições, a candidatura do seu partido foi admitida apenas para o círculo eleitoral de Santiago Sul.

Este percalço não lhe impede de traçar objectivos precisos se conseguir um assento no Parlamento. Combater a bipolarização e lutar em prol do bem-estar do povo cabo-verdiano está incluso no seu programa eleitoral.

A economia e o estado social são os eixos fundamentais da sua candidatura cujo lema é “Salvar Cabo Verde”. Para atingir este desiderato vai pautar os seus esforços no incentivo à criação de empresas e de empregos, melhorar a segurança, ter saúde e educação gratuitas para todos e potenciar o desenvolvimento das ilhas de acordo com a vocação de cada uma delas.

Nascido a 19 de Agosto de 1959, em Ribeirão de Cal no concelho de São Domingos, na ilha de Santiago, José Augusto Fernandes é técnico de telecomunicações e pai de cinco filhos.

Antes de entrar na vida política, em 2001, fundou a Organização de Apoio aos Estrangeiros em Cabo Verde (OAE-CV), de que é presidente até hoje defendendo os imigrantes contra a xenofobia, o racismo e os maus-tratos e ajudando os estrangeiros na obtenção de autorização de residência e a nacionalidade cabo-verdiana.

Esta sua actividade provocou um convite que lhe foi endereçado para integrar a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania, na qualidade de comissário, cargo que exerceu de 2006 a 2008.


MJB/CP
Inforpress





Perfil - José Augusto Fernandes (RCV)









Publicidade

Vídeos mais vistos da semana

Encontre-nos no Facebook

Instagram RTC

<