Líderes dos Partidos

António Monteiro - UCID

Perfil:
54 anos, mindelense nascido em São Tomé e Príncipe, a 9 de Junho de 1961, foi criado no bairro de Fonte Francês, subúrbio do Mindelo.

E é nesta localidade que desde 1992 a UCID dá arranque aos comícios no âmbito das diversas campanhas eleitorais em que participou até hoje.

Os amigos tratam António Monteiro como “pessoa bondosa” e “extremamente amiga dos seus amigos”, que se dá “bem com todos”.

“Costumamos dizer no nosso círculo de amigos que a imagem de marca do Monteiro é o seu largo sorriso, ele está sempre a rir”, pontuou um amigo de infância.

Pai de três filhas, solteiro, António Monteiro, de 1975 a 1979, cursou Electricidade na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, e licenciou-se, em 1985, em Engenharia Electromecânica pela Universidade Politécnica de Odessa (ex-URSS), onde foi presidente da Associação de Estudantes Estrangeiros.

Foi também presidente da Associação dos Estudantes Cabo-Verdianos na ex-União Soviética.

Militante da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) desde 1992, António Monteiro foi eleito presidente do partido em 1997, reeleito em 2005 e no XV Congresso realizado em Julho de 2009, na ilha de São Vicente.

É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de Nossa Senhora da Luz, São Vicente, e vereador eleito pelas listas da UCID na Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2004, 2008 e 2012.

A carreira profissional de António Monteiro tem passagem pela Empresa de Electricidade e Água (Electra), onde desempenhou funções de electricista, inspector de redes de electricidade e água, técnico superior da Direcção de Exploração e director de aprovisionamento na Delegação de São Vicente (Matiota).

O líder da UCID passou, igualmente, pela Enapor, Portos de Cabo Verde, onde foi responsável dos serviços de manutenção, da divisão de equipamentos e ainda foi director de engenharia e informática.

No seu percurso académico, António Monteiro foi professor do Instituto Superior de Engenharia e Ciência do Mar (ISECMAR), ministrou cursos de formação pedagógica de monitores, de planeamento de equipamentos e manutenção portuária, de design e operação de motores e de técnicas de comunicação.

Nestas eleições legislativas de 20 de Março concorre ao cargo de deputado na qualidade de cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Vicente, ilha que totaliza 47.287 eleitores e que elege 11 deputados à Assembleia Nacional.


AA/CP
Inforpress





Perfil - António Monteiro (RCV)









Publicidade

Vídeos mais vistos da semana

Encontre-nos no Facebook

Instagram RTC

<