Líderes dos Partidos

Ulisses Correia e Silva - MPD

Perfil:

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), José Ulisses de Pina Correia e Silva, candidata-se a primeiro-ministro nas legislativas de 20 de Março com a pretensão de devolver o poder ao MpD, após 15 anos na oposição.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa em 1988, Ulisses Correia e Silva entra nesta corrida eleitoral com o lema “Solução para Cabo Verde”, depois de duas victórias consecutivas na corrida à Câmara Municipal da Praia, da qual foi autarca de 2008/2012 e 2012/2016, tendo sido reeleito com a mais expressiva victória de sempre nas eleições autárquicas no maior concelho do país.

Correia e Silva tem vasta experiência no sector bancário, onde desempenhou cargos importantes entre 1989 e 1994. A sua capacidade técnica, exigente no rigoroso na gestão levou-o a desempenhar as funções, de chefia como director do Departamento de Administração do Banco de Cabo Verde, e mais tarde, secretário de Estado e, posteriormente, ministro das Finanças.

Nascido na Cidade da Praia a 4 de Julho de 1962, estudou o ensino secundário no emblemático Liceu Domingos Ramos, e já desempenhou as funções de secretário de Estado das Finanças entre 1995 e 1998 e ministro das Finanças entre 1999 e 2000.

Foi no período em que esteve como ministro das Finanças que o escudo cabo-verdiano passou a ter paridade com o euro, acontecimento marcante e estruturante da economia cabo-verdiana.

Foi eleito deputado nacional e posteriormente líder do Grupo Parlamentar do MpD, função que exerceu por dois anos de Março 2006 a Março 2008, ao mesmo tempo que assumia também a função de vice-presidente do MpD.

Casado e pai de dois filhos, Correia e Silva exerceu as funções de docente na Universidade Jean Piaget na Cidade da Praia, entre 2002 e 2007 leccionando disciplinas de Gestão Orçamental, Estratégia Empresarial e Economia de Empresa.

Presidente do MpD desde Junho de 2013, altura que tomou a liderança na Comissão Executiva da UCCLA, acumula ainda as funções do presidente da IDC - África desde Novembro de 2014

SR/FP
Inforpress





Perfil - Ulisses Correia e Silva (RCV)









Publicidade

Vídeos mais vistos da semana

Encontre-nos no Facebook

Instagram RTC

<