>Notícias: Sociedade

Recurso foi interposto ao Tribunal Constitucional em 2014 por José Teixeira no processo Lancha Voadora continua em banho-maria


“Indesejavelmente”. É assim que o Procurador-geral da República reage quando questionado sobre a alegada demora no desfecho do requerimento de interposição de recurso de amparo submetido pelo empresário José Teixeira, ao Tribunal Constitucional, no âmbito do processo Lancha Voadora.

Coordenadora residente das Nações Unidades está hoje de visita a Santa Cruz


A coordenadora residente das Nações Unidades está, hoje, de visita ao município de Santa Cruz, com foco nas questões como a requalificação urbana e problemáticas sociais.

Presidente da Agência Reguladora da Comunicação Social diz ser urgente a revisão da lei da comunicação social


Arminda Barros considera que a lei está desfasada da realidade actual e pede aos deputados nacionais que levem esta questão ao Parlamento.

"É necessário e urgente reforçar a Comissão Sub-Regional das Pescas para uma vigilância mais apertada"


Esta é a opinião do responsável pela campanha Oceanos da Greenpeace que realiza uma expedição nas Águas da África Ocidental.

Durante três dias instituições ligadas ao ambiente estiveram a analisar os efeitos poluentes das águas de lastro dos navios


Ao encerrar os três dias de trabalhos, nas instalações da Agência Marítima e Portuária, o Presidente dessa instituição aproveitou para falar de algumas acções de sucesso, alcançadas com a implementação do programa de apoio técnico da Organização Marítima Internacional a Cabo Verde.

Trabalhadores da empresa de segurança SILMAC na ilha do Sal estão em greve


O Presidente do Sindicato da Industria, Comércio e Turismo (Sicotur), Mário Correia, considera que já é mais do que tempo para se proceder à actualização salarial para todos os trabalhadores das Empresas de Segurança.

Países da CPLP dispõem a partir de agora da edição especial do Almanaque de Segurança Alimentar da União Europeia


A revista foi lançada na Praia e é vista pela Presidente da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos a Alimentares, Djamila Reis, como uma forma de os países da Comunidade beberem da experiência europeia, em matéria de controlo e segurança sanitária dos alimentos.

Câmara da Praia perspectiva ainda este ano a conclusão do novo mercado em construção no antigo campo do Côco


A infra-estrutura, cuja primeira pedra foi lançada em 2011, já sofreu vários adiamentos, mas o autarca Óscar Santos garante que as obras estão agora a decorrer de forma acelerada.

Câmara Municipal da Boavista foi invadida e vandalizada, ontem, domingo


Os meliantes quebraram portas, janelas, secretárias, TV plasma e outros equipamentos.

Comunidade católica da Ribeira das Patas em Porto Novo deverá contar com uma nova paróquia entre Maio e Junho


A proposta para a criação de mais uma paróquia foi aprovada por unanimidade em Assembleia do Conselho Pastoral da Capelinha de Ribeira das Patas.

"O país precisa efectivamente de edificar um sistema nacional de arbitragem"


A afirmação é do Presidente da Assembleia Nacional que encerrava, na tarde de ontem, a conferência "Arbitragem Tributária – evolução, legislação e perspectivas futuras".

ASA desmente noticia segundo a qual a pista do aeroporto da Boavista apresenta perigo para a segurança das aeronaves


A administração da empresa de aeroportos e segurança aérea garante que a pista está operacional em todas as suas valências.

"Os autores do ataque a um turista espanhol no Sal devem ser apanhados e punidos de acordo com a lei"

É deste modo que o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, reage à notícia, divulgada no Jornal da Tarde da RCV, reiterando o empenho do Governo na adopção de medidas que garantam segurança aos cidadãos.

Igreja do Nazareno está preocupada com o nível de incivilidades e as desigualdades sociais em Cabo Verde


Para amenizar a situação, os nazarenos têm em marcha a campanha nacional, “Vida Valor Maior”  cujo o homem está no centro das preocupações.

Suspensa a greve dos enfermeiros do Centro de Diálise do Hospital Agostinho Neto


A greve dos enfermeiros do Centro de Diálise do Hospital Agostinho Neto, na Praia, que estava marcada para hoje e amanhã, foi suspensa, na sequência de um entendimento entre as partes, ontem à noite, durante um encontro mantido com o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Cabo Verde vai receber no próximo mês de Maio a auditoria obrigatória da Organização Marítima Internacional - IMO


O País já está preparado para receber a auditoria e, segundo António Monteiro, da Agência Marítima e Portuária, com esta inspeção, a IMO vai poder ajudar os países auditados a identificar as falhas, e a encontrar o melhor caminho para a implementação dos instrumentos internacionais ratificados por um determinado país.

Em 2018 todas as rádios comunitárias vão contar durante um ano com um financiamento da UNESCO


Este financiamento visa apoiar na implementação das atividades ligadas às mudanças climáticas.

Ministro da Saúde afirma que a direcção do Hospital da Praia não está a cometer nenhuma ilegalidade para com os enfermeiros do Centro de Diálise


Arlindo do Rosário disse aos jornalistas, ter já reunido com as partes na procura de entendimento, e afirma que não se deve abrir precedentes que possam criar situação de desigualdade em relação a outros profissionais do Hospital central da Praia.

Celebra-se hoje 13 de Fevereiro o Dia Mundial da Rádio proclamado pela Assembleia-geral da UNESCO em 2011


O tema para a edição do Dia Mundial do Rádio desta ano de 2017 é “O Rádio é Você”, um chamado por maior participação das audiências e comunidades nas políticas e planeamento da radiodifusão.

Câmara Municipal da Praia está preocupada com a criação de animais na cidade


O vereador do Ambiente e Saneamento defende a tomada de medidas mas alerta que a atividade é fonte de rendimento para várias famílias.

Embaixador do Brasil em Cabo Verde homenageia em Santo Antão a figura de Simão Salvador


O marinheiro cabo-verdiano em 1853 salvou 13 homens dum naufrágio em águas brasileiras.

População de Martiene continua a clamar por uma estrada melhor


A População de Martiene, Porto Novo, continua a clamar por uma estrada que permita a circulação de pessoas e escoamento dos produtos agrícolas em condições de segurança.

Polícia Nacional reage à absolvição pelo tribunal da Comarca da Praia do advogado José Manuel Pinto Monteiro


A Policia Nacional não aceita discursos desmotivadores ou acusações de uma conduta de abuso de poder e torturas, e pretende continuar firme e com rigor no cumprimento da sua Missão.

55 mil contos é o montante que a Câmara da Praia investiu na requalificação do Bairro de Achadinha


As estradas requalificadas com asfalto e pavé foram inauguradas sábado à tarde pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, que promete forte aposta em infraestruturas de drenagem de água, não só para as encostas da Achadinha, mas também nos bairros de Safende, Calabaceira, Lém Ferreira, Água Funda e Tira Chapéu, no decurso  deste ano.

José Manuel Pinto Monteiro foi absolvido


O advogado Hélio Sanches considera que a absolvição do seu constituinte José Manuel Pinto Monteiro veio provar que foi agredido e torturado pela polícia no aeroporto da Praia.

Sentença do caso José Manuel Pinto Monteiro é conhecida hoje no tribunal da comarca da Praia


O advogado foi julgado na semana passada, acusado por dois elementos da polícia de fronteira de desobediência às autoridades, no aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia.

Praia acolhe no dia 22 de Fevereiro uma reunião da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa


A reunião da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa com a Rede das Cidades Educadoras, tem como finalidade a criação da Rede Cabo-verdiana das Cidades Educadoras e do encaminhamento para a Consagração da Língua Portuguesa como uma das línguas oficiais da Associação Internacional das Cidades Educadoras, presente em 350 cidades do mundo.

Dois espanhóis detidos na cadeia da Ribeirinha estão em greve de fome há 8 dias


Os dois espanhóis detidos na cadeia da Ribeirinha, no âmbito da operação "Pérola Negra", estão em greve de fome há 8 dias, por se considerarem inocentes.

Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania promove Workshop sobre elaboração de relatórios

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania quer passar a honrar os compromissos internacionais em matéria de elaboração de relatórios sobre a situação dos diretos humanos e ter a noção da situação real dos direitos humanos em Cabo Verde e desenvolver políticas que respondam as necessidades do país.

Estivadores do Porto Novo pedem a retirada urgente do Delegado da Enapor na ilha


Isso por considerarem que o mesmo está a desvirtuar o acordo assinado em 2002 entre a empresa e a comissão de estivadores de Bordo e Terra.

Presidente da FICASE confirma atraso no pagamento de propinas aos cerca de 200 bolseiros

Uma situação que, pelo menos na Uni-Piaget, tem impedido os alunos com propinas em atraso de realizar provas de exame.

Instituto Pedro Pires lança curso de "Liderança, Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local"


O Primeiro-ministro, reiterou hoje a necessidade de os Municipios fazerem chegar aos cidadãos elementos que permitam fazer o controlo social da Governação.

No Tarrafal de São Nicolau os comerciantes estão revoltados com o novo horário de funcionamento imposto pela câmara


Em São Nicolau, os proprietários de estabelecimentos comerciais e oficinas estão descontentes com o novo horário de funcionamento, imposto pela câmara municipal do Tarrafal e pedem explicação à edilidade.

Igreja do Nazareno deu início a uma Campanha Nacional para a Valorização da Vida


A campanha, que irá decorrer em todas as ilhas do país neste mês de Fevereiro, foi iniciada em São Vicente, na localidade de Campinho.

São Vicente conta a partir de hoje com uma nova paróquia - a de Santo António


É a maior paróquia em extensão, que vai da zona de Cruz de Fernando Pó até o aldeamento do Calhau.

Assinala-se hoje 5 de Fevereiro o dia do pescador


A área de formação continua a ser o Calcanhar de Aquiles dos pescadores cabo-verdianos.

São Vicente passa a partir de hoje, domingo, a ter mais uma nova Paróquia - trata-se da Paróquia Santo António


O Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, justificou a criação desta Paróquia com o crescimento da comunidade católica na ilha e a necessidade de as pessoas sentirem-se mais perto da igreja.

Mais de 2 mil pessoas participaram na missa festiva de 2 de Fevereiro em São Domingos presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado

A celebração religiosa este ano foi celebrada dentro da nova igreja ainda em construção e na opinião dos munícipes as festividades este ano, estão melhor organizada.

Sentença do julgamento do advogado José Manuel Pinto Monteiro será proferida no dia 10 de Fevereiro


O Ministério Público pediu a absolvição do advogado José Manuel Pinto Monteiro, julgado ontem, no Tribunal da Comarca da Praia, sob acusação de desacato às autoridades no Aeroporto da Praia, no dia 19 de Janeiro.

Capitania de portos barlavento interdita saída para o mar das embarcações de pesca local e embarcações de boca aberta


As condições climatéricas de ventos fortes, a nível nacional, e com previsão para manter-se nas próximas setenta e duas horas, motivaram a medida.

Começou hoje o julgamento do advogado José Manuel Pinto Monteiro


José Manuel Pinto Monteiro foi detido na manhã do dia 19 de janeiro, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, por alegadamente ter recusado ser inspecionado no posto de inspeção e filtragem do referido aeroporto.

Arranca hoje em São Vicente a “semana do pescador“


Worshop versando temas ligadas ao mar, e torneios de bisca, uril e natação são as atividades realizadas pela Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde, em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, e que têm como propósito unir a classe e refletir sobre a data.

Assocciação Nacional dos Municípios de Cabo Verde realiza a sua oitava sessão ordinária


Para não estarem a depender dos duodécimos para execução de projectos, os municípios de Cabo Verde estão a estudar as melhores ofertas de empréstimo da Banca e da Bolsa de Valores de Cabo Verde.

Viatura da Embaixada de Cabo Verde em Paris foi vandalizada e incendiada


Uma viatura da Embaixada de Cabo Verde em Paris foi vandalizada e incendiada, à porta da missão diplomática cabo-verdiana na capital francesa.

Fernando Elisio Freire diz que o executivo vai adoptar medidas que eliminem a sobreposição de competências entre o Governo e as Câmaras


O ministro dos Assuntos Parlamentares defendeu hoje, na Ribeira Grande de Santiago, que, entre o Governo e os municipios, deve haver uma cooperação institucional assente no estrito interesse público.

Dirctora Nacional do Planeamento alerta para a necessidade de o País planear o futuro de forma mais concreta


Fê-lo durante a conferência sobre análise prospectiva no planeamento sustentável de Cabo Verde, aberta ontem, na Praia.

ARFA quer aumentar a fiscalização dos medicamentos


A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares aguarda pela aprovação do enquadramento legal do sistema Fármaco Vigilância e a regulamentação no que tange aos produtos farmacêuticos cujo quadro geral dos cosméticos foi aprovado e publicado no ano passado.

Obras da futura praça Amilcar Cabral arrancam brevemente


A garantia é do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

Durante o mês de Janeiro tem-se registado uma media de 2 a 3 casos suspeitos de dengue por dia no País


Mas, após análise laboratorial, a maioria tem-se revelado negativos, avança o Coordenador do Programa de Prevenção das doenças de transmissão vectorial, Antonio Moreira, que contestava assim rumores de um aumento significativo do número de casos, depois de no início deste mês o ministério da Saúde ter confimado a existencia de 3 casos de Dengue.

AJOC passa a organizar o Prémio Nacional de Jornalismo


A AJOC vai passar, doravante,  a organizar o Prémio Nacional de Jornalismo depois de ter reivindicado esse direito e de o Ministro da cultura e das industrias criativas ter aceite o pedido.

Marisa Morais profere conferência "Justiça e Segurança: Que Políticas Públicas"


"Justiça e Segurança: Que Políticas Públicas" é tema de uma conferência na Universidade de Santiago, a ser proferida, hoje, pela antiga ministra que tutelou as pastas da Justiça e da Administração Interna.

Trabalhadores da SEPRICAV no Sal iniciam greve de 24 horas


Um grupo de mais de uma dezena de vigilantes de entre os 167 trabalhadores está firme na intenção de avançar com a paralisação suportada por várias reivindicações, dentre as quais os trabalhadores destacam o aumento salarial.

Presidente da Fundação Amigos do Paúl na Holanda é destaque neste mês da Plataforma Multimédia One World

A Presidente da Fundação Amigos do Paul em Holanda, Maria Teresa Segredo, é destaque neste mês de Janeiro da Plataforma Multimédia One World, em questões de Desenvolvimento Global e Sustentabilidade, pelo trabalho feito em prol dos mais necessitados em Cabo Verde.

Primerio-ministro garante que já existe plano contra delitos sexuais


Ulisses Correia e Silva afirmou que já existe um plano de acção para dar combate a delitos sexuais contra menores e ao turismo sexual envolvendo menores e disse que basta apenas um caso para que se dê combate a problematica.

Presidente da República recebe cumprimentos de Ano Novo


Concluido que está o ciclo e três eleições as atenções devem agora centrar-se na resolução dos principais problemas com que o país se confronta.

Embaixada do Japão entrega donativo à MORABI visando a prestação de serviço médico nas comunidades


A MORABI vai ter disponível cerca de 8 mil contos para um projeto de assistência a grupos vulneráveis com os quais tem trabalhado nos concelhos da Praia, Santa Catarina e Santa Cruz.

Universidade de Cabo Verde promove curso de Mestrado em Integração Regional Africana


"Um mestrado de ponta para qualificar os quadros visando melhor compreensão dos processos de integração"

Presidente da República deposit coroa de Flores no Memorial Amilcar Cabral assinalando o dia dos Herois Nacionais


O Presidente da República, depositou hoje de manhã, perante uma assistencia dos demais orgão de soberania e corpo diplomatico, a habitual coroa de Flores no Memorial Amilcar Cabral, assinalando o dia dos Herois Nacionais.

Primeiro-ministro aponta a pobreza extrema como uma das principais causas da insegurança alimentar


Ulisses Correia e Silva, que falava na conferência sobre a segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde, que decorreu na Praia, sublinhou a determinação do Governo na adopção de políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional dos cabo-verdianos.

Doentes evacuados pela segurança social de Cabo Verde para Portugal continuam a viver em más condições


O alerta foi dado pelos membros da associação Girassol Soidário em entrevista a RCV que explicaram o trabalho que desenvolvem para ajudar os doentes que chegam fragilizados e quase sem apoios institucionais.

“A procura da riqueza não é antagónica com uma abordagem da inclusão social e da justiça social”


Esta afirmação é do economista Paulino Dias, proferida durante uma coferência realizada no internato Grão Ducado do Luxemburgo na Ribeira Grande de Santo Antão, em alusão as festas do dia do municipio e do Santo Antão patrono da ilha que se assinalou ontem 17 de janeiro.

Projecto da Cidade Nova para a Ribeira Grande de Santiago está a avançar


Neste momento já se registam mais de mil pedidos de terrenos para construção nesse espaço que pretende ser uma alternativa ao centro histórico da Cidade Velha.

Estatuto da Carreira Médica continua a ser uma das maiores reivindicações da classe médica cabo-verdiana


Há já quatro anos que a tutela, o sindicato e até mesmo a Ordem têm procurado um consenso à volta de questões que tem a ver com o quadro do pessoal, a grelha salarial e a transição, mas até agora não há luz verde, embora a Ordem dos médicos considere que tenha havido avanços significativos nas discussões entre as partes.

Cruz Vermelha no Tarrafal de São Nicolau ofereceu hoje equipamentos ao Centro de Saúde do município


Esta é uma forma de ajudar aquela instituição a prestar um melhor serviço aos utentes e fortalecer a parceria existente entre as duas instituições.

Praias do concelho do Tarrafal de Santiago vão ter vigilancia todo o ano


As praias da cidade de Mangui e da vila de Txom Bom, no concelho do Tarrafal de Santiago, vão passar a ter vigilância durante todo o ano.

Presidente da Câmara de São Domingos vê com bons olhos a visita da Ministra das Infraestruturas ao concelho


Para Clemente Garcia a visita da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, que começa hoje, vai permitir inteirar da situação do concelho e definir prioridades de intervenção e programas a serem executados em parceria com o Governo.

Mais de 80 famílias da comunidade de Lagoa do Planalto Leste passa a beneficiar de energia eléctrica 24 horas dia


Isto acontece no âmbito do projecto de interligação, expansão e modernização da rede eléctrica em Santo Antão cujo financiamento global ronda os 4,6 milhões de euros, cerca de 450 mil contos.

Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas preside cerimónia das comemorações do 50 anos das forças armadas


Durante o acto condencorou alguns miliatres e enealteceu o papel das forças aramdas na garantia da soberania nacional e tendo em conta os desafios que o mundo enfrenta e Cabo Verde não está imune.

Diretor do Escritório Regional para a África da ONU-Habitat visita Cabo Verde


No quadro da cooperação da ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) com Cabo Verde, o Diretor do Escritório Regional para a África da ONU-Habitat, Professor Banji Oyelaran-Oyeyinka, efetua uma missão oficial a Cabo Verde de 15 a 20 do corrente com o objetivo de dialogar com as autoridades nacionais a implementação da Nova Agenda Urbana e as áreas prioritárias de cooperação para os próximos anos.

Marítimos cabo-verdianos não conseguem trabalhar devido a atrasos na renovação dos certificados


Marítimos cabo-verdianos, com certificação STCW, não conseguem trabalhar devido a atrasos na renovação dos certificados de segurança básica pela Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar.

Ministro da Defesa distingue militares com a medalha dos serviços relevantes de primeira classe


Oito tenente-coroneis encabeçados pelo Chefe de Estado Maior das forças armadas foram distinguidos pelo minsitro da defesa, no quadro das comemorações o quinquagesimo aniversario das forças armadas, com a medalha dos serviços relevantes de primeira classe.

Governo deverá mobilizar dez milhões de euros para avançar com o projecto de Água e Saneamento de Santo Antão


O Relatório final referente ao estudo do Plano Director de Água e Saneamento da ilha das montanhas, projecto financiado pelo Governo e pela Agência Francesa de Desenvolvimento foi apresentado no Porto Novo aos três municípios.

Antero Matos identificou o crime organizado e o terrorismo como duas das maiores ameaças que pairam sobre país


Falando numa conferência sobre as ameaças à segurança nacional e reformatação da Força Militar de Cabo Verde, na Praia, o Brigadeiro na reforma alertou também para a necessidade de se dar uma atenção especial à criminalidade interna.

Forças Armadas celebram o seu quinquagésimo aniversário no próximo dia 15 de Janeiro


Do programa das comemorações constam o acto central presidido pelo Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, Jorge Carlos Fonseca.

Presidente da República endereça ao seu homólogo de Portugal uma mensagem de condolências pelo falecimento do antigo Estadista Mário Soares


Jorge Carlos Fonseca prestou, no comunicado, um tributo à memória daquele que, na sua opinião, foi um grande político, cujo pensamento e acção estão indissociavelmente ligados à construção do Portugal moderno e democrático, à sua luta contra o Estado Novo, à entrada de Portugal como membro na Comunidade Europeia e ao processo de descolonização que se seguiu à Revolução de Abril.

Câmara do Turismo nega ter financiado seleção de andebol de praia dos Estados Unidos


O Presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde negou que a instituição tivesse financiado a seleção de andebol de praia dos Estados Unidos da América através do Fundo do Turismo.

Primeiro aterro sanitário de Santiago inaugurado em 2015 deverá entrar em funcionamento este ano


O Presidente da associação nacional dos municipios de Cabo Verde, Manuel de Pina, afirma que já foram criadas as condições materiais nos municípios, faltando agora afinar alguns pormenores para que o aterro possa entrar em funcionamento.

Governo reitera compromisso de atribuir pensão aos familiares das vítimas do naufrágio do navio Vicente


O ministro da presidência do conselho de ministros, Fernando Elísio Freire, admite a possibilidade de remover eventuais empecilhos legais para viabilizar o processo.

Está supensa a greve dos trabalhadores da Electra de Santiago marcada para os dias 11 e 12 deste mês


Um acordo a que as partes chegaram graças à mediação da Direcção-Geral do Trabalho.

Morreu o antigo Primeiro-ministro e Presidente de Portugal, Mário Soares


Mário Soares estava hospitalizado desde 13 de Dezembro no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Direcção nacional de saúde vai relançar campanha para combater a proliferação de mosquitos vetores da dengue


A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira depois de um encontro realizado com profissionais de saude.

Farmacêutica multinacional alemã Merck entrega e instala equipamentos na casa da ciência da UNICV


A diretora cientifica da casa da ciência, da universidade de Cabo Verde, adianta que há abertura da Merck, no fortalecimento da parceria existente.

Governo dá luz verde ao ministério da Saúde para contratar mais recursos humanos


A decisão foi tomada em conselho de ministros, e justificada pelo porta-voz deste órgão, Fernando Elisio Freire, com a necesidadde de o país melhorar o actual rácio e levar a Saúde a todos.

Aldeias SOS Cabo Verde assina um protocolo com uma associação de Portugal


As aldeias SOS Cabo Verde já está a contar com quatro parceiros da nossa diáspora concentrados nos Estado Unidos da América.

No Sal Comando da 2ª Região Militar vem cumprindo um programa para celebrar o 50º aniversário das forças armadas


Hoje foi realizada uma marcha administrativa com a participação dos seus efectivos e os na reserva e reforma, bem como das forças policiais.

UNTC-CS diz que o Governo está a protelar a comissão independente prevista no quadro da revisão do código laboral


A comissão independente deve ser constituída por iniciativa do Executivo com apoio dos sindicatos.

No Sal os comerciantes estão dispostos em contribuir para um ambiente saudável com a utilização de sacos biodegradáveis


A lei que proíbe a comercialização e utilização de sacos de plásticos convencionais entrou em vigor a 1 de Janeiro, com mecanismos legais que penalizam os agentes económicos que insistirem nessa prática.

Comando Regional da Polícia Nacional na Praia faz balanço positivo da segurança durante a Quadra Festiva


Relativamente ao mesmo período do ano passado houve uma redução de vinte por cento, correspondente a menos cento e vinte cinco casos, conforme o Comisário José Lima.

Ordem dos médicos de Cabo Verde vai seguir de perto o curso de medicina ministrado pela Universidade pública


A intenção é assumida pelo bastonário que anuncia para este novo ano, o reforço do quadro organizacional da ordem.

Chefe de Estado Maior faz balanço positivo das ações socias executadas ao longo dos anos pelas forças militares


Nas vésperas de assinalar meio século de existência, o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas faz balanço positivo das ações socias executadas ao longo dos anos, pelas forças Militares.

Já estão disponíveis os Sacos Ecológicos que podem ser adquiridos nos estabelecimentos comerciais


Uma medida que vem na sequência da lei que proíbe o uso de sacos de plástico convencionais, a vigorar no país desde o dia 01 deste mês.

Polícia Nacional pretende reforçar o policiamento de proximidade com mais recursos humanos


O diretor nacional da policia nacional anuncia reforço dos quadros intermédios e recrutamentos de mais 120 elementos.

UNTC-CS vai apresentar ao Conselho de Concertação Social um plano para o reforço das negociações colectivas


A informação foi avançada à imprensa pela Presidente da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde, Joaquina Almeida, que refirma a negociação colectiva de trabalho como a grande prioridade da UNTC-CS para este ano de 2017.

Uma das prioridades das Aldeias SOS Cabo Verde vai ser reforço na responsabilização paternal


O Presidente das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde apela à uma maior acção das autoridades, com vista ao reforço da responsabilização paternal, que tem constituído um problema sério no país, com impactos negativos na garantia dos direitos das crianças.

Sacos de plástico convencionais em Cabo Verde têm dias contados


È que entrou em vigor o diploma que proíbe a produção, comercialização e utilização de sacos de plástico para embalagem.

Chefe de Estado destaca como facto marcante pela positiva do ano o reforço da democracia cabo-verdiana


A terminar 2016, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca destacou como facto marcante pela positiva do ano o reforço da democracia cabo-verdiana com a realização de três eleições num ambiente de tranquilidade.

Trabalhadores da Electra-norte, unidade do Sal, decidiram entrar em greve a partir de hoje a 02 de Janeiro


Os trabalhadores decidiram pela greve por não terem tido uma reação positiva a algumas das suas reivindicações feitas pelo sindicato que os representa, neste caso o Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo (SICOTUR).

Pesquisar






TCV - Programação

20 a 26 de Fev

Segunda

  • 01:05 Filme
  • 05:30 Cinemazine
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal de Domingo [reposição]
  • 08:30 Desenhos Animados
  • 09:00 Show da Manhã [Directo]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:40 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 14:30 Delícias com Chefe Damian
  • 15:30 Documentário
  • 15:35 Espaço Musical
  • 16:20 Série
  • 17:35 Espaço Infantil
  • 19:00 Flash Noticioso [directo]
  • 19:05 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 19:55 TCV na Folia
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 22:00 Tribuna Vip [Directo]
  • 23:20 Jornal da Noite [reposição]

Terça

  • 02:45 Espaço Musical
  • 03:10 Show da Manhã [Reposição]
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal das 7
  • 07:30 Desenhos Animados
  • 08:25 Arquivo TCV
  • 09:00 Show da Manhã [Reposição]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:40 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 14:30 Delícias com Chefe Damian
  • 15:15 Tribuna Vip [Reposição]
  • 16:45 Desenhos Animados
  • 18:15 Klav Kriolu [com Buddha]
  • 19:00 Flash Noticioso [directo]
  • 19:05 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 19:55 TCV na Folia [ ]
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 22:00 Grande Reportagem [Economia do Carnaval]
  • 22:40 Documentário
  • 23:00 Jornal da Noite [reposição]

Quarta

  • 01:55 Concerto Musical
  • 03:10 Show da Manhã [Reposição]
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal das 7
  • 07:30 Desenhos Animados
  • 08:30 Arquivo TCV
  • 09:00 Show da Manhã [Directo]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:40 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 14:30 Delícias com Chefe Damian
  • 14:45 Espaço Musical
  • 15:45 Documentário
  • 16:30 Série
  • 16:35 Espaço Infantil
  • 19:00 Flash Noticioso [directo]
  • 19:05 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 19:55 TCV na Folia
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 22:00 Basquetebol NBA: Toronto Raptors x Chicago Bulls
  • 23:00 Jornal da Noite [reposição]

Quinta

  • 00:40 Boogie Oogie
  • 01:50 Espaço Musical
  • 02:25 Documentário
  • 03:10 Show da Manhã [Reposição]
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal das 7
  • 07:55 Desenhos Animados
  • 08:25 Arquivo TCV
  • 09:00 Show da Manhã [Reposição]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:40 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 14:30 Delícias com Chefe Damian
  • 14:45 Espaço Musical
  • 16:20 Série
  • 16:30 Grande Reportagem [Economia do Carnaval]
  • 17:10 Desenhos Animados
  • 18:10 À Descoberta
  • 19:00 Flash Noticioso [directo]
  • 19:05 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 19:35 ADECO - Defesa do Consumidor
  • 19:45 TCV na Folia
  • 19:50 Tempo de Antena - PAICV
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 21:55 Em Debate
  • 23:00 Jornal da Noite [reposição]

Sexta

  • Jornal da Noite [reposição]
  • 01:20 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 03:10 Show da Manhã [Reposição]
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal das 7
  • 07:25 Desenhos Animados
  • 08:25 Arquivo TCV
  • 09:00 Show da Manhã [Directo]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:40 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 14:30 Delícias com Chefe Damian
  • 14:45 Espaço Musical
  • 15:00 Inéditos com...
  • 15:40 Em Debate [reposição]
  • 16:20 Série
  • 17:25 Espaço Infantil
  • 18:25 Cinemazine
  • 19:55 TCV na Folia
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 22:00 Revista
  • 22:40 Sessão da Noite

Sábado

  • Delícias com Chefe Damian
  • 01:10 Boogie Oogie
  • 02:30 Documentário
  • 03:10 Show da Manhã [Reposição]
  • 04:05 Filme
  • 06:00 Telenovela "Babilonia" [reposição]
  • 06:50 Espaço Musical: Mornas
  • 07:00 Jornal das 7
  • 09:00 Show da Manhã [Reposição]
  • 12:00 Desenhos Animados
  • 13:00 Jornal da Tarde [directo]
  • 13:45 Espaço Musical
  • 15:55 Cinemazine
  • 16:35 Sessão da Tarde
  • 18:30 Klav Kriolu
  • 19:10 Telenovela "Boogie Oogie"
  • 20:00 Jornal da Noite [directo]
  • 21:00 Telenovela "Babilónia"
  • 23:45 Concerto Musical

Domingo

  • 02:10 Revista [Reposição]
  • 02:55 Klav Kriolu [com Teté Alhinho ]
  • 03:30 Cinemazine
  • 03:35 Filme
  • 07:00 Jornal da Noite [Reposição]
  • 09:10 Série
  • 10:00 Documentário
  • 11:25 Desenhos Animados Bíblicos
                
  • 12:00 Eucaristia Dominical [Estação TCV - Directo]
  • 13:00 À Descoberta
  • 13:45 Espaço Infantil
  • 15:05 Sessão da Tarde ["A Intérprete"]
  • 17:45 Revista [Reposição]
  • 18:10 Código de Vida
  • 20:00 Jornal de Domingo [directo]

RCV - Programação

20 a 26 de Fev

Segunda

  • 00:00 Bom Domingo
  • 01:00 Nação Global
  • 04:00 Música Clássica
  • 04:30 Música Jazz
  • 05:00 Temas da Música [com Benvindo Neves]
  • 06:00 Bom Dia Cabo Verde [Orlando Lima e Patrícia Martins]
                 06:20 Informação Serviço
                 06:30 Títulos do Primeiro Jornal
                 06:35 Pulsar I
  • 07:00 Primeiro Jornal [com Pedro Paulo Moreira]
                 7:24 Tempo
                 7:30 Repórter RCV
                 7:45 Pulsar II
                 8:00 Notícias
  • 09:10 Opinião Pública [com Orlando Lima e Patrícia Martins]
  • 10:00 Jornal das 10 [com Joana Olinda Miranda]
  • 10:10 Manhãs RCV [com Adilson Ramos]
                 11:00 - Noticias
  • 11:05 Revista Desportiva
  • 12:00 Jornal do Meio-dia
  • 12:10 Regionais/Agenda de Informações
                 12:30 Agenda de Informações
                 12:54 - Micro-programa da CCC-Droga – "Vida saudável"
  • 13:00 Jornal da Tarde
  • 14:00 Jornal das 14
  • 15:10 Tarde RCV [com Santos Nascimento ]
  • 16h00 Talk Show - A Rádio na Era Digital e o Combate a Infoexclusão
  • 17:05 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 18:00 Jornal em Língua Cabo-verdiana [com Óscar Monteiro ]
  • 18:10 Regionais – Espaço regional de animação
                 18:40 Agenda de Informações
  • 19:00 Jornal da Noite [com Gisela Barros]
  • 19:30 Institucional [Testemunhas Jeová]
  • 20:05 À Nossa Maneira [com Fonseca Soares]
                 21:00 Notícias
  • 21:00 Carnaval do Mindelo em Directo na TCV
  • 22:00 Jornal das Dez [com Carmelita do Rosário]
  • 22:10 Discurso Directo
  • 23:00 Música Tradicional
  • 24:00 Jornal da Meia-Noite [com Carmelita do Rosário]

Terça

  • 02:00 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 04:00 Na Madrugada [com Luís Carlos Vasconcelos]
  • 06:00 Bom Dia Cabo Verde [Orlando Lima e Patrícia Martins]
                 06:20 Informação Serviço
                 06:30 Títulos do Primeiro Jornal
                 06:35 Pulsar I
  • 07:00 Primeiro Jornal [com Pedro Paulo Moreira]
                 7:24 Tempo
                 7:30 Repórter RCV
                 7:45 Pulsar II
                 8:00 Notícias
  • 09:05 Discurso Directo
  • 10:00 Jornal das 10 [com Joana Olinda Miranda]
  • 10:10 Manhãs RCV [com Adilson Ramos]
                 11:00 - Noticias
  • 12:00 Jornal do Meio-dia
  • 12:10 Regionais/Agenda de Informações
                 12:30 Agenda de Informações
                 12:54 - Micro-programa da CCC-Droga – "Vida saudável"
  • 13:00 Jornal da Tarde
  • 14:00 Carnaval do Mindelo em Directo na TCV
  • 14:00 Jornal das 14
  • 14:17 Ecos do Interior
  • 15:10 Tarde RCV [com Santos Nascimento ]
  • 17:05 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 18:00 Jornal em Língua Cabo-verdiana [com Óscar Monteiro ]
  • 18:10 Regionais – Espaço regional de animação
                 18:40 Agenda de Informações
  • 19:00 Jornal da Noite [com Gisela Barros]
  • 19:30 Institucional [Testemunhas Jeová]
  • 20h00 Especial Frequência do Amor
  • 22:00 Jornal das Dez [com Carmelita do Rosário]
  • 22:10 Música Suave
  • 24:00 Jornal da Meia-Noite [com Carmelita do Rosário]

Quarta

  • 02:00 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 03:00 Telefonia [com Fonseca Soares]
  • 04:00 Na Madrugada [com Luís Carlos Vasconcelos]
  • 06:00 Bom Dia Cabo Verde [Orlando Lima e Patrícia Martins]
                 06:20 Informação Serviço
                 06:30 Títulos do Primeiro Jornal
                 06:35 Pulsar I
  • 07:00 Primeiro Jornal [com Pedro Paulo Moreira]
                 7:24 Tempo
                 7:30 Repórter RCV
                 7:45 Pulsar II
                 8:00 Notícias
  • 09:10 Opinião Pública [com Orlando Lima e Patrícia Martins]
  • 10:00 Jornal das 10 [com Joana Olinda Miranda]
  • 10:10 Manhãs RCV [com Adilson Ramos]
                 11:00 - Noticias
  • 12:00 Jornal do Meio-dia
  • 12:10 Regionais/Agenda de Informações
                 12:30 Agenda de Informações
                 12:54 - Micro-programa da CCC-Droga – "Vida saudável"
  • 13:00 Jornal da Tarde
  • 14:00 Jornal das 14
  • 14:05 Música Áfricana
  • 15:10 Tarde RCV [com Santos Nascimento ]
  • 17:05 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 18:00 Jornal em Língua Cabo-verdiana [com Óscar Monteiro ]
  • 18:10 Regionais – Espaço regional de animação
                 18:40 Agenda de Informações
  • 19:00 Jornal da Noite [com Gisela Barros]
  • 19:30 Institucional [Testemunhas Jeová]
  • 20:05 À Nossa Maneira [com Fonseca Soares]
                 21:00 Notícias
  • 22:00 Jornal das Dez [com Carmelita do Rosário]
  • 22:10 Quarta à Noite [com Moisés Évora]
                
  • 24:00 Jornal da Meia-Noite [com Carmelita do Rosário]

Quinta

  • 02:00 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 04:00 Na Madrugada [com Luís Carlos Vasconcelos]
  • 06:00 Bom Dia Cabo Verde [Orlando Lima e Patrícia Martins]
                 06:20 Informação Serviço
                 06:30 Títulos do Primeiro Jornal
                 06:35 Pulsar I
  • 07:00 Primeiro Jornal [com Pedro Paulo Moreira]
                 7:24 Tempo
                 7:30 Repórter RCV
                 7:45 Pulsar II
                 8:00 Notícias
  • 10:00 Jornal das 10 [com Joana Olinda Miranda]
  • 10:10 Manhãs RCV [com Adilson Ramos]
                 11:00 - Noticias
  • 12:00 Jornal do Meio-dia
  • 12:10 Regionais/Agenda de Informações
                 12:30 Agenda de Informações
                 12:54 - Micro-programa da CCC-Droga – "Vida saudável"
  • 13:00 Jornal da Tarde
  • 14:00 Jornal das 14
  • 15:00 Jornal das 15 [com Gisela Barros]
  • 15:10 Tarde RCV [com Santos Nascimento ]
  • 17:05 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 18:00 Jornal em Língua Cabo-verdiana [com Óscar Monteiro ]
  • 18:10 Regionais – Espaço regional de animação
                 18:40 Agenda de Informações
  • 19:00 Jornal da Noite [com Gisela Barros]
  • 19:30 Institucional [Testemunhas Jeová]
  • 20:05 À Nossa Maneira [com Fonseca Soares]
                 21:00 Notícias
  • 22:00 Jornal das Dez [com Carmelita do Rosário]
  • 22:10 Música Suave
  • 23:03 Música & Poesia
  • 24:00 Jornal da Meia-Noite [com Carmelita do Rosário]

Sexta

  • 02:00 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 04:00 Na Madrugada [com Luís Carlos Vasconcelos]
  • 06:00 Bom Dia Cabo Verde [Orlando Lima e Patrícia Martins]
                 06:20 Informação Serviço
                 06:30 Títulos do Primeiro Jornal
                 06:35 Pulsar I
  • 07:00 Primeiro Jornal [com Pedro Paulo Moreira]
                 7:24 Tempo
                 7:30 Repórter RCV
                 7:45 Pulsar II
                 8:00 Notícias
  • 09:10 Opinião Pública [com Orlando Lima e Patrícia Martins]
  • 09:30 Especial - 20 Janeiro
  • 10:00 Jornal das 10 [com Joana Olinda Miranda]
  • 10:10 Manhãs RCV [com Adilson Ramos]
                 11:00 - Noticias
  • 12:00 Jornal do Meio-dia
  • 12:10 Regionais/Agenda de Informações
                 12:30 Agenda de Informações
                 12:54 - Micro-programa da CCC-Droga – "Vida saudável"
  • 13:00 Jornal da Tarde
  • 14:00 Jornal das 14
  • 14:10 Temas da Música [com Benvindo Neves]
  • 15:00 Jornal das 15 [com Gisela Barros]
  • 15:10 Tarde RCV [com Santos Nascimento ]
  • 17:05 Conexão com Cabo Verde [com Levi Salomão]
  • 18:00 Jornal em Língua Cabo-verdiana [com Óscar Monteiro ]
  • 18:45 Regionais – Espaço regional de animação
                 18:40 Agenda de Informações
  • 19:00 Jornal da Noite [com Gisela Barros]
  • 19:30 Institucional [Testemunhas Jeová]
  • 20:05 À Nossa Maneira [com Fonseca Soares]
                 21:00 Notícias
  • 22:00 Jornal das Dez [com Carmelita do Rosário]
  • 22:10 Internacional Live
  • 23:03 Vidas com História
  • 24:00 Jornal da Meia-Noite [com Carmelita do Rosário]

Sábado

Domingo


Newsletter