Notícias

As lavas consomem sede do Parque Natural do Fogo, é o primeiro grande prejuízo material provocado pela erupção vulcânica

25 Nov 2014 Sociedade

A destruição da sede do Parque Natural do Fogo começou no inicio da noite de ontem, quando as chamas já se aproximavam do parque ja na tarde de ontem, trabalhadores do Parque Natural com ajuda também de alguns moradores retiraram o mobiliário da instalação.

Segundo últimas informações as lavas que antes movimentam-se com uma velocidade de 35 a 40 metros por hora hoje de manaha estava c uma velocidade de 25 metros por hora. Além do Parque Natural o perigo eminente das lavas atingirem as primeiras residências em Chã das Caldeiras.

É de recordar que a construção da sede administrativa do Parque Natural do Fogo começou a ser construída em dezembro de de 2011 e foi inaugurada em 2013. O contrato para a execução da obra foi entre a Direcção Geral das Infra-estruturas e a empresa portuguesa Armando Cunha. Trata-se de um projecto orçado em 116 mil contos, financiados pela Cooperação Alemã. O financiador na altura exigiu que so doava o dinheiro se o parque fosse construindo ao pé do vulcão. A posição do financiDOr tinha que vincar para que Cabo Verde tivesse o parque explica o arquitecto Francisco Livramento que na altura esteve envolvido na gestão técnica e financeira do processo.

Construção amiga do ambiente, com recurso às jorras e pedras vulcânicas, de Chã das Caldeiras o projecto prevê ainda que todas as suas componentes tenham energia fornecida por painéis solares. Nas casas de banho e no jardim de espécies endémicas utilizar-se-á água das chuvas antes armazenada num reservatório.

Um edifício com essas características vem potenciar esse que é o maior património natural de Cabo Verde, o vulcão e a cratera , para trazer com ele o reconhecimento do Pico do Fogo como património mundial.

O projecto de arquitectura da sede do Parque Natural do Fogo já foi mostrado no Festival Mundial de Arquitectura, WAF – Barcelona 2009, e figurou na shortlist da categoria de Projectos Futuros. Já tinha sido exibido na conferência internacional sobre Tecnologia,  Entretenimento e Design - o TEDxLisboa , que aconteceu na capital portuguesa em 2010.


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade