Notícias

Comunidade cabo-verdiana nos Estados Unido começa a mobilizar-se para ajudar famílias afectadas pela erupção do vulcão do Fogo


24 Nov 2014 Sociedade

Esta manhã, personalidades, entidades e organizações de solidariedade reúnem-se para planificar a campanha.


O congressista pelo Estado de Massachusetts Evandro Carvalho lidera a reunião em que participam muitas organizações, como me confirmou o seu assistente Peter Roby.

Evandro Carvalho promote pronunciar-se nesta segunda-feira, mas ontem colocou um post no Facebook no qual dizia “nu sta djuntu”.
 
A Associação Cabo-verdiana de Brockton também estará presente na reunião. O seu presidente Joe Miranda não avançou detalhes da campanha a ser definida, mas diz que todo o apoio será bem-vindo.

O antigo deputado e apresentador do programa de rádio Porton di Nôs Ilha, o mais ouvido da comunidade na Nova Inglaterra, Juvino Péres diz que a mobilização já começou e que o programa de hoje será inteiramente dedicado a mobilizar apoios para as vítimas da erupção do vulcão do Fogo.

Nas redes sociais têm aparecido muita gente a oferecer ajuda e solidariedade. Uma página denominada “Nu djuda Fogo” já foi criada e várias iniciativas estão a caminho.
 
Elizeu Lima, pastor da Igreja Nazareno frequentada por cabo-verdianos na cidade de Pawtacket, no Estado de Rhode Island, garantiu que a denominação vai encontrar também formas de ajudar as pessoas necessitadas.
 
Apesar dos esforços desenvolvidos não foi possível falar com o consulado geral de Cabo Verde em Boston, entidade que, segundo muitas fontes, pode desempenhar um importante papel de facilitador no envio de apoios para o país em tempo útil. É que se as associações e instituições locais dependerem do transporte marítimo, os apoios chegarão com muito atraso.


MCSA - RCV


Relacionados

Comentários

Pesquisar





Inquérito Online