Notícias

Tututa Évora completa 95 anos de idade


Tututa - Pianista
06 Jan 2014 Cultura

A 6 de Janeiro de 1919, um dia como hoje, nascia no Mindelo, a célebre pianista e compositora Tututa Évora.

Esta ilustre artista completa hoje a belíssima idade, 95 anos. Epifânia de Freitas Silva Ramos Évora, ou simplesmente Tututa Évora, como é popularmente conhecida nasceu no Mindelo, a 6 de Janeiro de 1919, filha de António da Silva Ramos e de Eugénia Maria Freitas Silva Ramos.

O pai nho Antone Tchitche era compositor e é-lhe atribuído o papel de ter sido o pai da primeira coladeira. É em casa que Tututa vai encontrar uma ambiência artística, sendo o pai compositor e o see irmão Tchuf um grande interprete, Tututa não podia ser outra coisa se não uma grande artista.

Começa a tocar no café Royal particularmente para os turistas, e era muito apreciada. Em 1966 fez uma digresão para os EUA onde gravou um CD instrumental acompanhado por Taninho Évora. Esse disco é sem dúvidas um monumento a sua qualidade estética, a sua sonoridade é uma parte do Belo da alma cabo-verdiana.

Tututa mais do que pianista é uma compositora de fina estirpe. Compôs Grito de Dor, Julgamento de Mãe, Sentimento, Reza pa mim nha Crectxeu.

Grande pianista e excelente compositora, Tututa Évora também legou para a música cabo-verdiana duas cantoras: as filhas Sónia Évora e Magda Évora.


MCSA


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Inquérito Online




Newsletter