O Presidente da República apelou, desde Addis Abeba onde participa na cimeira da União Africana, aos eleitores de Santa Catarina a participarem sem medo na repetição do escrutínio autárquico em duas mesas, marcada para o dia 22, em Boa Entrada e Cruz Grande.
Fonseca também pediu às instâncias públicas para criarem condições de segurança aos eleitores para que a votação decorra em ambiente de paz e tranquilidade.
Em relação à situação pós-eleitoral gerado naquele Concelho, o Chefe de Estado, considera que de forma geral as eleições aconteceram com alguma normalidade e com uma boa participação, apesar da taxa de abstenção ser superior à registada nas autárquicas anteriores.
Ele ressaltando que a taxa de participação registada é a segunda mais baixa em toda a história autárquica. O Presidente considera que, apesar das denúncias de irregularidades e acusações de compra de consciência, os actores políticos devem respeitar a decisão dos cidadãos e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), enquanto Tribunal Constitucional, que deliberou a favor da repetição das eleições nas duas mesas.
Para que tudo aconteça na máxima normalidade o Chefe de Estado apela à participação dos eleitores. Apesar da tensão que se vive em Santa Catarina, o Presidente da República apela a uma participação segura e livre dos eleitores e às instituições públicas que zelem pela segurança dos eleitores.
O Presidente da República teceu essas considerações através da Rádio de Cabo Verde, a partir de Addis Abeba, capital da Etiópia, onde se encontra a participar na cimeira da União Africana que termina hoje, após a eleição da sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma para dirigir os destinos da organização nos próximos anos.
REDACÇÃO, com RCV (Anatólio Lima)
fonte:
REDACÇÃO, com RCV (Anatólio Lima)