Notícias

Vencedor das Legislativas poderá ser conhecido uma hora após encerramento das urnas - NOSI


Jorge Lopes, Gestor do Nosi, que diz que o resultado das legislativas poderá ser conhecido uma hora após o fecho das urnas (Foto: Marcos Fonseca)
05 Fev 2011 Política

As condições estão reunidas para ser logo às 19:00, mas vai depender agora da agilidade que a gente conseguir imprimir na introdução dos dados, disse Jorge Lopes.

O partido vencedor das legislativas de amanhã (06) pode ser conhecido uma hora após o encerramento das urnas, conforme a Lusa que cita o gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), Jorge Lopes.

“As condições estão reunidas para ser logo às 19:00, mas vai depender agora da agilidade que a gente conseguir imprimir na introdução dos dados”, disse Jorge Lopes.

O processo é simples e funciona em rede, através da distribuição de cerca de 800 equipamentos digitais – os vulgares ‘tablet’, género iPad -, por outras tantas assembleias de voto, de todas as nove ilhas habitadas.

No final da votação, entre as 08:00 e as 18:00 o presidente da assembleia de voto, introduz os resultados da votação, e cada elemento da mesa valida os dados introduzidos com a sua assinatura digital e estes são enviados para o sistema central.

“O equipamento tem um ecrã tátil. Não coloca problemas para quem usa correntemente um telemóvel”, explicou. Lopes acrescentou que no âmbito dos processos eleitorais o NOSI tem um “papel instrumental”.

Concorrem ao pleito de amanhã, PAICV e MPD, ambos nos treze círculos eleitorais, UCID em dez círculos, PTS em cinco e PSD em três. Foram criadas 825 assembleias de voto nos 10 círculos eleitorais distribuídos pelas nove ilhas habitadas e 21 nos três círculos da diáspora: África, Américas e Europa e Resto do Mundo.


Comentários

Pesquisar