Notícias

Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICV está a desenvolver um estudo aprofundado sobre a Pequena Agricultura e Pequenos Negócios Familiares SALSA


17 Jul 2018 Sociedade


O Projecto  (Small Farms and  small Food Business  and Food Nutrition security) SALSA  engloba  países da Europa  e África  é desenvolvido  em 35 regiões  de Referência   em 17 países  e movimenta cerca de  4 milhões de euros, no seu todo.

Em Cabo Verde, a ilha de Santiago foi escolhida como referência para mapear a pequena agricultura com o propósito de conhecer a sua contribuição na segurança Alimentar. O projecto termina em 2020 e vai ajudar os parceiros a definir as políticas públicas no sector agrícola.

A maioria dos agricultores cabo-verdianos não conhece a área agrícola que produz, e  desconhece  a quantidade produzida.

Também não se sabe quanto é que o homem do campo gasta nos trabalhos agrícolas, quanto vende  e  o que ganha em cada  venda, para aqueles desenvolvem o agro negócio. 

É para conhecer o contributo que a pequena agricultura dá para segurança alimentar no País que Cabo Verde está há 2 anos a desenvolver o SALSA que se enquadra no H20 20 que é um programa  tecnológico e de financiamento  da  União Europeia    em que  compara    a pequena agricultura europeia com a Africana.
 
Explica Arlindo Fortes, Professor Investigador da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICV, Coordenador nacional do Projecto SALSA.

Cabo Verde está inserido no grupo onde está a Roménia. Até 2020 essa componente deverá fornecer pistas relativas a contribuição da pequena agricultura para segurança alimentar. Assegura o Coordenador nacional do Projecto SALSA, Arlindo Fortes.

Cabo Verde espera que esse Projecto Coordenado pela Universidade de Évora   possa  contribuir para o conhecimento da nossa  realidade e  trazer percepções  para  uma nova geração de diálogo entre a Europa e África, sobretudo   voltada  para  questões agrícolas  e ambientais.

Joana Lopes-RCV
Disponibilizado online por Cláudia Livramento


Coordenador nacional do Projecto SALSA, Arlindo Fortes


Comentários

Pesquisar


VIDEO PROMOCIONAL RTC


Prémios RTC 2019