Notícias

8º Anversario da Guarda Costeira: Aeronave Dornier regressa ao activo está semana


11 Out 2010 Sociedade

A Guarda Costeira de Cabo Verde passa a contar ainda esta semana com os serviços do “Dornier”.A aeronave esteve paralisada durante três anos, mas depois de ser reparada na Dinamarca, está prestes a retomar as suas actividades de patrulhamento como garantiu a rcv o Comandante da Guarda Costeira, Tenente-coronel António Duarte.

No dia em que se assinala o 8º aniversário da institucionalização da guarda costeira o Comandante considerou necessario reequipar a Guarda Costeira, reparando os meios que já tem e adquirindo novos equipamentos.

“ A zona económica exclusiva de Cabo Verde  é cerca de 182 vezes superior a área terrestre é  necessário reequipar a Guarda Costeira, reparar os meios que já temos. Posso avançar o navio vigilante que é o único navio que pode fazer patrulhamento na zona económica exclusiva esta sendo reparado e vai entrar em funcionamento em breve.O Governo já tornou publico a aquisição de dois Helicópteros para reforçar as capacidades da esquadrilha aérea. Ainda não se conhece o prazo da sua chegada mas posso avançar em relação a esquadrilha naval está a ser construído um navio de Patrulha oceânico na Holanda e a entrega desta unidade de cerca de 51 metros está prevista para o ano de 2011.” Afirma o Tenente-coronel António Duarte.

Novamente à disposição da Guarda Costeira es tá o dornier depois de ser submetido a profundas reparações na Dinamarca, a aeronave regressou a cabo verde em Fevereiro último está prestes a retomar as suas actividades de patrulhamento, algo que deve acontecer ainda esta semana, como garante o comandante António Duarte “vai dar inicio as actividades de Patrulhamento aéreo e outras missões necessarias".

A guarda costeira nacional foi criada em 1993 mas somente há oito anos foi institucionalizado. Por isso a instituição está  em festa. É o culminar de uma serie de actividades que já vinham sendo realizadas há algum tempo, onde se pode destacar actividades desportivas e de carácter militar. O acto central das comemorações aconteceu na praia e foi presidido pelo tenente coronel Júlio Monteiro.


Comentários

Pesquisar







Newsletter