Notícias

Aquilino Varela considera que processo de atribuição de vistos a estudantes universitários é complexo


Aquilino Varela - Diretor Geral do Ensino Superior
06 Out 2017 Sociedade


A Direção Geral do Ensino Superior está a preparar uma intervenção junto da Direção Nacional da Política Externa no sentido de tentar colmatar o problema de vistos a estudantes cabo-verdianos que pretendam frequentar as universidades portuguesas.


O processo de atribuição de vistos a estudantes universitários é complexo, de acordo com o Diretor Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, na medida em que cabe à instituição apenas monitorar os estudantes quando já estiverem integrados nas instituições de ensino lá fora e os critérios de atribuição do visto emanarem das entidades consulares.

Neste sentido, a Direção Geral do Ensino Superior iniciou contatos com a Direção Nacional da Política Externa que é a entidade que deverá despoletar negociações com a embaixada de Portugal, no sentido de se encontrar uma solução para os que pretendem estudar naquele país.

De realçar que os estudantes agendaram para a manhã desta sexta-feira uma manifestação em frente à embaixada de Portugal como forma de protesto pelas muitas recusas de visto havidas nos últimos tempos a quem pretende ingressar em instituições lusas de ensino superior.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar





Inquérito Online