Notícias

Campus da Uni-CV em São Vicente promove : Formação em Orientação e Mobilidade aos Invisuais

  • Cerimónia de encerramento e entrega de certificados aos participantes da formação
19 Mai 2017 Sociedade

Representantes de várias instituições receberam esta manhã certificados de participação numa formação de técnicas de orientação e mobilidade, destinado a pessoas invisuais e normovisuais.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiências visuais foi o foco da formação, promovida pelo Campus da Uni-CV em São Vicente.

Multiplicar o conhecimento das técnicas de orientação para que os deficientes visuais tenham mais apoios durante as suas deslocações nos espaços escolares e nas comunidades onde residem, é o motivo que leva a universidade pública de C. Verde a promover, em parceria com a Fundação Portuguesa Nossa Senhora de Esperança, a acção formativa em que participaram onze pessoas designadas pelas instituições convidadas.

O sucesso e a mais-valia desse primeiro ciclo de formação ministrado online, em duas sessões de cinco horas, são apontados pelos formandos. O invisual Crisanto Santos fala da experiência.

Não sendo portadora de deficiência, a psicóloga Antónia Fortes, valoriza o aprendizado adquirido nas técnicas básicas de orientação e mobilidade aos invisuais.

Sendo a Uni-CV uma universidade em rede, a proposta de formações do tipo, com recurso às tecnologias de informação é segundo a vice-reitora Astrigilda Silveira um bom motivo para que sejam consideradas bem-vindas, pelos seus efeitos de combate à literacia digital e a exclusão social.

A cerimónia de encerramento e entrega de certificados aos participantes da formação em técnicas de orientação e mobilidade para invisuais e normovisuais decorreu na sede da ADVIC, associação que incentiva as entidades promotoras desse primeiro ciclo de formação a prosseguir com essas iniciativas.



JPSantos - RCV


reportagem RCV com jornalista JPSantos


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade