Notícias

Cabo Verde celebra no dia 27 de Março o Dia da Mulher Cabo-verdiana


20 Mar 2017 Sociedade


A uma semana da celebração o Instituto Nacional de Estatística divulgou dados que mostram que, em alguns itens, a mulher está a perder terreno para os homens, por exemplo, na política e a nível da população do arquipélago, onde 49,8 por cento são mulheres contra 50,2 dos homens.


Em 2013, Cabo Verde tinha ligeiramente mais mulheres do que homens. Três anos depois, os dados do INE mostram que 49,8 por cento da população cabo-verdiana é constituída por mulheres contra 50,2 dos homens.

A população feminina é predominantemente jovem. Quase 50 por cento tem menos de 25 anos. A esperança de vida entre as mulheres, de acordo com os dados do INE, é de 80,2 anos e a maioria vive em união de facto e quando casa é aos 33 anos.

2,3 é o número médio de filhos por cada mulher. Cabo Verde tem a menor mortalidade materna entre 47 países africanos, tendo registado, em 2015, 42 mortes por 100 mil nascimentos.

A nível da alfabetização, os homens superam ligeiramente as mulheres, mas a taxa está acima de 90 por cento.
Quanto ao desemprego, 11,2 por cento de mulheres não têm um trabalho fixo contra 13,5 de homens. As mulheres representam 58,8 por cento das pessoas que trabalham no sector informal e 55,8 no sector terciário.

Em média, as cabo-verdianas dedicam nove horas ao trabalho doméstico contra cerca de seis horas dos homens.

Em Cabo Verde, a pobreza tem o rosto feminino, 53 por cento da população pobre é do sexo feminino. 68 por cento das famílias representadas por mulheres são mono parentais.

A nível das tecnologias de informação e comunicação há uma predominância masculina. 64,6 por cento das mulheres têm um telemóvel contra 65,7 dos homens. 36,2 por cento das senhoras usam um computador contra 37,5 dos senhores, praticamente idênticos dados para o uso da internet.

Na política, no rol de 72 deputados 17 são mulheres e no Governo há apenas três mulheres no total de 12 ministros.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade