Notícias

Conselho Nacional do desporto reúne-se com retoma das actividades desportivas em mira


20 Nov 2020 Desporto

O Conselho Nacional do Desporto reúne-se hoje na Cidade da Praia para debater, de entre outros assuntos, a retoma das actividades desportivas em Cabo Verde.

É a nona vez que acontece este conselho nacional, o primeiro sob a batuta do IDJ, Instituto do Desporto e da Juventude, e logo com um assunto desafiador, mas que precisa ser debatido e encontrar soluções para uma retoma segura, diz Frederic Mbassa, presidente do IDJ.

“Nós estamos num momento sensível, de incertezas, mas isso não nos impede de pensar, de preparar, estruturar como é que poderemos retomar as actividades físicas e desportivas já para o próximo ano”, disse o Mbassa à RCV.

O IDJ já tem concebido um modelo de retoma das actividades desportivas e, esta sexta-feira, vai ser analisada a forma de colocá-lo em prática.

“Desde Setembro o IDJ apresentou um protocolo sanitário paras as Federações para que possam adaptar. As Federações também já nos enviaram os seus planos de contingência que já foram aprovados pelas autoridades sanitárias, e nós, agora, temos é de operacionalizar isto. É claro que contém desafios logísticos, de recursos humanos e até mesmo a nível financeiro. Então, o Conselho Nacional de Desporto é mesmo sobre isso: o que e que podemos fazer nesta situação sensível a nível sanitário para que possamos ter uma retoma segura das actividades desportivas.”

Com as actividades desportivas suspensas desde Março, altura em que chegou ao país o novo coronavírus, existe alguma expectativa junto das entidades desportivas em torno da reunião.

A possível retoma das actividades desportivas é o tema central do Conselho Nacional do Desporto, mas, não só, há outros assuntos que vão estar em debate, como, por exemplo, a análise daquilo que foi feito, no plano desportivo, durante a pandemia.

O nono Conselho Nacional do Desporto decorre das 09 às 14h00 no Estádio Nacional. A reunião conta com participantes em regime presencial e outros por videoconferência. O CND reúne as federações desportivas, os comités Olímpico e Paralímpico e ainda outras entidades convidadas.

Benvindo Neves / RCV


Reportagem RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar