Notícias

Suely Pinto: da pacata Praia Branca de São Nicolau para a elite do andebol de Espanha

30 Jul 2020 Desporto

Chama-se Suely Spencer Duarte e joga na equipa de Puerto del Carmen, da ilha de Lanzarote, nas Canárias. Entrevistada pela RCV, Suely diz-se orgulhosa de ter chegado a elite do andebol espanhol.

Uma jovem cabo-verdiana, natural de São Nicolau, acaba de chegar a primeira divisão de andebol sénior em Espanha.Chama-se Suely Pinto Spencer Duarte. É natural da comunidade da Praia Branca, São Nicolau. Em 2004 emigrou para Espanha e com ela levou a paixão pelo andebol, que já praticava nas placas da sua ilha natal. "Comecei a jogar andebol ainda na escola primária, durante o recreio", lembra Suely, acrescentando que passou a participar em torneios no Tarrafal, onde dava nas vistas. E chegou a marcar presença nos Jogos Escolares, na Cidade da Praia.

Há 16 anos foi para a Espanha. Nas Canárias, Suely rapidamente se destacou nos campeonatos regionais. Há cinco anos que representa o Puerto del Carmen, equipa que agora chega pela primeira vez a primeira liga espanhola de andebol sénior feminino. A cabo-verdiana viu renovado o contrato com o clube e está "feliz e orgulhosa", diz entusiasmada com a oportunidade de jogar na principal divisão do andebol de espanhol.

Na última temporada, Suely Pinto marcou 70 golos em 21 jogos. A atleta, que tanto pode jogar a extremo direito e a extremo esquerdo, diz que teria todo o gosto de um dia poder integrar a selecção de Cabo Verde

Passada a fase mais crítica da pandemia em Espanha, a equipa do Puerto del Carmen já treina tendo em vista a sua estreia na liga principal de Espanha.  Suely diz que a fase de confinamento foi complicada.

Da Praia Branca, São Nicolau, para Lanzarote, Suely Pinto torna-se na primeira acabo-verdiana, nascida aqui no país, a chegar a elite do andebol em Espanha.


Oiça a notícia com as declarações da andebolista:


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Comentários

pub

Pesquisar