Notícias

Situação dos campeonatos regionais de futebol, agora em "stand-by"


19 Mar 2020 Desporto

Nos campeonato regionais de futebol, até agora, nenhum tinha chegado ao fim, mas já havia decisão de campeão em duas regiões: Santo Crucifixo em Santo Antão Norte e Sporting na Boa Vista. Faltam mais duas jornadas para estas duas regiões terminem os seus campeonatos.

Em Santo Antão Sul, o fim-de-semana que vem iria determinar o campeão regional, na ultima jornada do campeonato. Seria Académica do Porto Novo ou Tarrafal. As duas equipas iriam encontrar-se no domingo, todos com os mesmos pontos, 24. Um empate chegaria ao Tarrafal para fazer história e ser campeão pela primeira vez. A Académica estava obrigada a ganhar, vencendo faria também história ao ganhar o campeonato pela 10ª vez consecutiva.

Em São Vicente, o campeonato é suspenso quando faltam duas jornadas para o término do campeonato. A Académica está na frente e até poderia ser campeã este fim-de-semana, dependendo da combinação de resultados. Para isso precisaria ganhar o Derby e contar com derrotas do Mindelense frente aos Falcões e do Batuque diante do Salamansa. As constas ficam por agora suspensas.

Em São Nicolau, o campeonato está mais atrasado, faltam 4 jornadas para o término. A suspensão da prova apanhou a Ultramarina na liderança, com 2 pontos de avanço sobre 3 equipas: Belo Horizonte, Ribeira Brava e Praia Branca.

Na ilha do Sal, ficam a faltar duas jornadas para se concluir o campeonato. A Palmeira lidera com 2 pontos de avanço sobre o segundo lugar, quando faltam duas jornadas. E se houvesse campeonato este fim-de-semana, a equipa verde até poderia fazer a festa do título, mediante combinação de resultados.

No Maio, o Figueirense preparava-se para festejar o titulo, bastava à equipa 1 ponto para fazer história, seria a primeira vez. O campeonato fica suspenso, estão a faltar duas jornadas para a conclusão da prova.

Em Santiago Sul, a Académica da Praia precisaria de 1 ponto este fim-de-semana para sagrar campeã regional. Mas tudo pára quando ainda falta 4 jornadas. Académica leva 11 pontos de avanço sobre a concorrência.

No Fogo, iria-se jogar para a 17ª e penúltima jornada. A Académica segue na frente com 1 ponto de avanço sobre o Vulcânico. Académica tinha hipóteses matemáticas de fazer a festa do titulo neste fim-de-semana, mas hipóteses remotas. Teria de vencer e contar com derrota do Vulcânico diante do penúltimo classificado, o Cutelinho.

Na Brava, o domingo que vem iria ser escaldante no Estádio Aquiles d’Oliveira. O 1º e o 2º classificados iriam encontra-se, Morabeza e Sporting. Se Morabeza ganhasse, era campeão. Campeonato suspenso, ficam a faltar duas jornadas.

Associações parecem compreender que o contexto actual
A suspensão de todos os campeonatos traz transtornos, é certo, mas todas as associações parecem compreender que o contexto actual, a nível mundial, assim impõe.

O presidente da Associação regional de Futebol de São Vicente, por exemplo, é um dos que fala na justeza da medida.

No caso de Santiago Sul, até terça-feira a tarde, o presidente da Associação, Mario Avelino, dizia-se contra uma eventual suspensão do campeonato, mas deixava claro que se houvesse uma determinação superior, não teria problemas em acatar.



[Confira todas as medidas anunciadas]

Benvindo Neves / RCV Praia
Disponibilizado por RTC Multimédia


Reportagem RCV com o jornalista Benvindo Neves


pub

Comentários

pub

Pesquisar