Notícias

JAP 2019 - As claques e as medalhas


Jogos Africanos de Praia
25 Jun 2019 Desporto

Marrocos foi o país que mais se destacou nos Jogos Africanos de Praia. Ao todo, os marroquinos conquistaram 16 medalhas, sendo 9 de ouro. Mas, fora de competição, nas bancadas, se tivesse concurso para medalhas, os senegaleses levariam o ouro.

De facto eles eram muitos. Os senegaleses apoderavam-se das bancadas das arenas, sempre que o país deles estava a competir nos Jogos Africanos de Praia.

O Senegal ganhou a medalha de ouro no Futebol de praia em Masculino. A cada jogo os senegaleses preenchiam de tal forma a arena, que se podia pensar que estavam a jogar em casa.

Jerejeff e wolof, significa obrigado. Era assim que os senegaleses agradeciam a sua selecção depois de cada vitória. Se houvesse competição de Claques, Senegal levaria com a medalha de ouro.

A medalha de Praia vai para a claque de Cabo Verde. Apesar do factor casa, deixou que os senegaleses fossem mais impetuosos. Ainda assim, souberam apoiar os atletas nacionais, sobretudo os de futebol.

Nas outras modalidades, o público cabo-verdiano marcou fraca presença. Aliás num jogo de basquetebol 3x3, perante a apatia dos poucos adeptos, foi Lúcio Antunes a assumir as rédeas da claque. O esforço de Antunes e demais cabo-verdianos, vale a medalha de prata no campeonato de claques.

Os tabs (habitantes do Togo) estiveram animados e receberiam a medalha de bronze para a claque que trouxeram.

E para terminar, uma menção honrosa aos argelinos. Brilhando nas competições, ficaram em segundo lugar, com o mesmo número de medalhas que Marrocos, 16 no total e ainda estiveram sempre muito sorridentes e simpáticos.

Se houvesse competição de claques, Senegal levaria a medalha de ouro, Cabo Verde, de Prata e bronze para o Togo. Menção honrosa para Argélia. E, já agora, olhando para nossos colegas jornalistas estrangeiros, o mais simpático de todos Arami, de Marrocos.

Para lá dos duelos de jogadores, fora das arenas, os Jogos Africanos de Praia foram igualmente muito intensos.


Benvindo Neves - RTC/Praia
Disponibilizado online por Mário Almeida


pub

Comentários

pub

Pesquisar