Notícias

Já passaram à história os primeiros Jogos Africanos de Praia. Terminaram ontem na ilha do Sal


Jogos Africanos de Praia
24 Jun 2019 Desporto


Foram ao todo 10 dias de competição com cerca de seiscentos atletas de 43 países que deram corpo ao evento.


Por estes dias a cidade de Santa Maria com sua extensa praia foi a capital do Desporto Cabo-verdiano. A cerimónia de encerramento aconteceu ao fim da  tarde.

Filomena Fortes, Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano e que, por inerência, presidia a comissão Organizadora dos Jogos, tornou-se, pelo menos ontem, na mulher mais feliz do planeta.

A felicidade de Filomena Fortes tinha ainda mais uma motivação extra. O dia 23 de Junho e especial para o Olimpismo.

O encerramento dos primeiros Jogos Africanos de Praia foi ocasião para toda a gente expressar alegria. Até João Costa Alegre, Presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África, ACNOA, dizia-se também feliz e enalteceu a coragem do país por ter inaugurado essa competição.

Chamado a presidir a cerimónia de encerramento, o chefe do Governo subiu ao palco e fechou tudo com uma frase.

Puxou do telemóvel fez o selfie com a Plateia atrás e quando desceu, ao falar aos jornalistas Ulisses Correia e Silva preferiu focar apenas no aspecto competitivo, e lembrou as medalhas ganhas por Cabo Verde.

A cerimónia de encerramento teve muita animação. A música do continente juntou as diferentes caravanas no areal para uns pés de dança bem a moda africana.

A segurança esteve em alta nos Jogos Africanos de Praia. Não aconteceu qualquer incidente, garantia dada a Rádio de Cabo Verde, por Germano Oliveira, que esteve na coordenação do sector.

Na vertente competição, ainda ontem foi dia das finais nas modalidades de Voleibol e futebol de Praia, e ainda Basquetebol 3x3. Cabo Verde disputava a medalha de bronze nessas três modalidades mas perdeu em todas.

Em futebol, na disputa do terceiro lugar, a seleção nacional perdeu 5-4 com a Nigéria. Pú Brito até ficou satisfeito com a prestação da equipa, mas não escondeu alguma frustração por ter ficado sem medalhas.

No Voleibol, a dupla cabo-verdiana Janice e Ludmila também perdeu na disputa pelo Bronze. Fica para próxima, consolou-se Ludmila. E para completar o domingo azarado, o basquetebol 3x3 tambem falhou o bronze.


Benvindo Neves - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


pub

Comentários

pub

Pesquisar