Notícias

Jogos Africanos de Praia: os “Meninos-Donos” da praia Santa Maria

20 Jun 2019 Desporto

A parte logística das modalidades náuticas dos Jogos Africanos de Praia tem contado com o apoio indispensável de jovens surfistas da ilha do Sal.

São autênticos lobos-do-mar, que conhecem como a palma da mão a praia de Santa Maria. Até agora, eles têm sido fundamentais para o sucesso das provas no mar.

Hernany, Nhangass e Kleiton são jovens e têm em comum muita coisa - o mar, a praia de Santa Maria, a sua casa principal. Conhecem cada palmo de areia, conhecem cada onda, cada corrente.

A experiência que tem levou a organização dos Jogos Africanos de Praia a recrutar-lhes para dar todo o apoio logístico nas modalidades náuticas. Nhangass, é nadador salvador, tem 33 anos. O seu colega Hernany, muito mais novo, tem igualmente uma tarefa muito importante.

Kleiton e o mais novo dos três, tem apenas 17 anos, foram imprescindíveis para o sucesso da prova de natação. Tinha como tarefa acompanhar um dos nadadores ao longo da prova de 5 quilómetros. E tudo correu bem.

Na prova de natação, de 5 mil metros masculino e feminino era a que mais causava preocupação em termos de segurança. Quando tudo terminou bem, choveram elogios a organização. Micau de Laginha, da organização das modalidades náuticas do Jogos Africanos de Praia, fez questão de assinalar o contributo decisivo que esses miúdos deram, a par dos fuzileiros navais. Os elogios, diz Micau, não são de boca para fora.

Fomos conferir o trabalho dos fuzileiros, o grupo e liderado pelo primeiro sargento Tavares. De rádio na mão, em terra confere se tudo esta sob controlo no mar.


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Comentários

pub

Pesquisar