Notícias

Nacional de Futebol: o percurso “ombro a ombro” das duas equipas finalistas e a prova dos 9 no jogo 9


30 Mai 2019 Desporto

Mindelense e Oásis chegam à final do Campeonato Nacional de Futebol depois de percursos bastante parecidos. Ao longo da fase de grupos, ambos totalizaram 11 pontos, fruto de três vitórias, dois empates e uma derrota. Se bem que uma das vitórias do Mindelense tenha sido na secretaria.

Com percursos tão idênticos em 8 jogos, Mindelense e Oásis vão ter de tirar a prova dos 9 precisamente no jogo número 9 das duas equipas nesta competição.

Os pontos
Mindelense e Oásis conseguiram a qualificação para as meias-finais antes da sexta jornada da fase de grupos. Na última jornada, todos perderam. E essas derrotas foram todas na Cidade da Praia: Mindelense perdeu 1-0 com Académica, no Estádio da Várzea. Oásis foi goleado pelo Celtic, 4-0, no Estádio Nacional.

Os golos
Em matéria de golos marcados, não se regista, igualmente, muita diferença. O Mindelense já marcou até agora 10 golos, sendo que a metade deles foi nas meias-finais. Oásis já marcou 9, a grande maioria, 7, foi na fase de grupos.
Quanto a golos sofridos, o Mindelense já encaixou até agora 7, sendo 4 deles na fase de grupos, 3 nas meias-finais. O Oásis viu a bola entrar nas suas redes por 10 vezes, quase todos, 8, na primeira fase.

Resultados e pontos por Jornada
Na estreia absoluta no campeonato nacional, a equipa do Sal arrancou a competição fora de casa, na Boa Vista. Ganhou Onze Estrelas por 1-0.

O Mindelense também começou fora, no Porto Novo, empatou sem golos.

Na segunda jornada, as duas equipas jogaram em casa. Os encarnados de São Vicente derrotaram 1-0 a Académica da Praia. Nessa mesma jornada, a OASIS empatava a zero golos com o Celtic.

Na terceira jornada, as duas equipas fizeram empates. Mindelense ficou 1 igual no Fogo com a Académica. Oásis ficou 2 igual, em casa, com Varandinha.

A primeira volta terminava, com são-vicentinas e salenses com os mesmos pontos, e na liderança isolada, em grupos diferentes. Mindelense com 5, Oásis também com 5.

Na segunda volta, as duas equipas voltariam a fazer o mesmo número de pontos, 6 cada, com ambas a perderam na tal última jornada. Todas, recordamos, com adversários da capital do país.

As meias-finais
Nas meias-finais, as semelhanças continuaram nos jogos da 1ª mão. O Mindelense empatou fora. Oásis também. Encarnados, a dois golos na Boa Vista, com Onze Estrelas. Salenses, a 1, em São Nicolau.
A segunda mão mudou tudo. Mindelense resolveu a questão com 3-1. Oásis teve de esperar pelos penaltis.

O bebé, o ancião e prova do 9
Com um percurso tão parecido em 8 jogos, Mindelense e Oásis vão ter de tirar a prova dos 9 precisamente no jogo numero 9 para cada uma dessas equipas neste campeonato nacional de futebol.

A final, deste sábado, no Estádio Marcelo Leitão, vai ser especial. Em campo vão estar duas gerações separadas por um século: o Mindelense é um “ancião” já com 100 anos, a Oásis um “bebe” de ano e meio.

Lúcio Antunes, treinador do Oásis, já fez saber que a ter de fazer uma aposta, jogava todas as cartas no bebé em vez do centenário. O Mindelense também já deixou o recado. Quer ganhar para colocar a cereja no topo do bolo de comemoração do centésimo aniversario.

Independentemente de quem vier a ganhar, a conquista do campeonato nacional deste ano será sempre um fenómeno. Se for o Mindelense, será um marco simbólico na comemoração dos 100 anos. A equipa totalizará 22 títulos nacionais e reforçará o estatuto de equipa mais titulada de Cabo Verde.

Se for Oásis a levantar o caneco, o feito será a todos os níveis impressionante porque irá para as estantes de um clube com 16 meses de existência, que ganhou o campeonato da segunda divisão do Sal no ano de estreia, que ganhou o campeonato da 1ª divisão no ano de estreia e que - já agora se ganhar - conquista o Campeonato Nacional no ano de estreia na competição.

São muitos os ingredientes em cima da mesa para a final. Os mestres do Sal e de São Vicente vão conferir-lhes sabor no próximo sábado no estádio Marcelo Leitão.

Por Benvindo Neves


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar