Notícias

Os ecos do fracasso de Cabo Verde que não vai estar no CAN 2019

25 Mar 2019 Desporto

É um desfecho que deixa aziada a Seleção Nacional, mas também toda a nação cabo-verdiana. Os Tubarões Azuis falham, mais uma vez, a presença num CAN. E mais, Cabo Verde termina a fase de qualificação em último lugar do grupo L, com 5 pontos em 18 possíveis.

Ontem, ainda havia esperanças: os Tubarões Azuis estavam obrigados a vencer o Lesoto e contar com um deslize da Tanzânia. Mas nem uma nem outra coisa aconteceu. Cabo Verde empatou a zero. Tanzânia ganhou Uganda, 3-0.

No jogo de ontem, no Estádio Nacional a Selecção Cabo-verdiana até pressionou bastante, criou muitas oportunidades mas o Lesoto, que só defendeu, fê-lo muito bem.

No final da partida, ambiente pesado, jogadores cabisbaixos… na Sala de Imprensa, apenas compareceu o Selecionador Rui Águas. Ele que começou por lamentar o desfecho, Cabo Verde, disse, deveria pelo menos ter despedido com uma vitória.

De semblante carregado, Rui Águas ainda assim lá foi respondendo serenamente as perguntas dos jornalistas. Sobre o que terá falhado nesta campanha de qualificação, o Selecionador Nacional disse que os jogos em casa eram para ganhar. Ainda assim, considerou que a derrota na Tanzânia, na quarta jornada, foi decisivo para as contas finais. E lembrou a longa e fatigante viajam que a equipa teve de fazer até a costa oriental do continente.

Quando regressou a comando dos Tubarões Azuis, em Junho do ano passado, Rui Águas propôs como objectivo principal levar Cabo Verde ao CAN. Falhado este objectivo, há condições para ficar. O treinador diz que, se depender dele, sim.

Cabo Verde termina a fase de qualificação no último lugar com 5 pontos. Lesoto ficou com 6. Tanzânia com 8 e Uganda com 13, apuraram-se. Depois das qualificações de 2013 e 2015, Cabo Verde falha por duas vezes seguidas a presença no CAN. A competição, que arranca a 22 de Junho, no Egito, vai contar com duas selecções dos PALOP, Angola e Guiné Bissau.

Ontem ficou definido o quadro completo das 24 seleções que disputa o CAN deste ano. Alguns destaques, Senegal foi o país que conseguiu mais pontos. 16 em 18 possíveis. Os Leões de Teranga não perderam qualquer jogo.

A Tunísia também, excelente campanha, ficou com 15 pontos. Sensação desta fase, Burundi e Madasgáscar, as duas selecções vão estar pela primeira vez no CAN.

Grandes decepções: Zambia, vencedora da edição de 2012, não se qualificou, Burquina Faso, finalista de 2013, ta,bem não se qualificou.

O sorteio para os grupos do CAN 2019 está marcado para o próximo dia 12 de Abril, no Egito. O CAN começa no dia 22 de Junho e termina no dia 19 de Julho.


Reportagem RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar